As equipes de saúde coordenadas pelo Governo do Amazonas na 46ª edição do Festival Folclórico de Parintins realizaram 1.038 atendimentos na primeira noite da festa, nesta sexta-feira, dia 24 de junho. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Susam), nenhum caso grave foi registrado e a movimentação foi considerada tranqüila nas unidades de saúde e nos postos médicos montados no Bumbódromo.
Dados da Secretaria Executiva Adjunta de Atenção Especializada do Interior apontam um total de 327 consultas médicas nos dois hospitais locais e três unidades dispostas nas áreas interna e externa do Bumbódromo. Foram 18 pessoas vítimas de acidente de trânsito, nove de agressão física, duas feridas por arma branca, dois acidentes de trabalho e uma cirurgia.
Procedimentos de urgência e emergência totalizaram 586. Desse quantitativo, 476 representam aplicações de medicações (injetáveis e via oral); 78 foram curativos e suturas; 23 inalações; três retiradas de pontos; e três debridamentos (retirada de tecidos necrosados em feridas). Também ocorreram 76 exames especializados, sendo 42 raios X; 29 exames de patologia clínica; três ultrassonografias; e dois eletrocardiogramas.
De todas as pessoas atendidas durante os plantões 24 horas das equipes multidisciplinares da Susam e da secretaria de saúde do município, apenas 15 precisaram ser internados, dentre os quais quatro foram gestantes em processo de trabalho de parto.
Este ano, a estrutura de saúde montada pelo Governo do Amazonas encaminhou à ilha de Tupinambarana 60 profissionais para comporem as equipes de pronto-atendimento e atenção hospitalar. Enviou, também, medicamentos, material químico-cirúrgico, ambulâncias e equipamentos. Seis ambulâncias estão envolvidas – duas no Bumbódromo, duas nos hospitais, uma no aeroporto e outra de reserva.
Para os casos mais graves, que necessitem de transferência para Manaus, a Susam também disponibiliza serviço de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Aérea, com uma aeronave de prontidão para se deslocar a Parintins mediante o comando da secretaria.
0 Comments:
Postar um comentário
1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.