Governo do Amazonas conclui último vão da Ponte sobre o Rio Negro


O Governo do Amazonas concluiu, na manhã desta quinta-feira, dia 2 de junho, mais uma importante fase da ponte sobre o Rio Negro. Na presença do governador Omar Aziz, a construtora Camargo Corrêa, responsável pela obra, içou a última das 52 aduelas do vão central da ponte, concluindo a ligação física das duas margens do rio, entre Manaus e Iranduba.
"É uma felicidade muito grande estar concluindo uma obra desse porte", disse Omar, logo após acompanhar a operação em que o último vão da ponte foi nivelado. Essa fase se conclui com a concretagem para a união das aduelas, restando apenas o recobrimento do piso de concreto com asfalto, sob a responsabilidade da Secretaria da Região Metropolitana (SEM), para completar a obra física. "Eu diria que chegamos ao final da obra. As outras etapas a serem cumpridas são a iluminação e a construção das defensas da ponte, já licitadas e com ordem de serviço dada", destacou Omar Aziz.
O governador não quis arriscar data certa para a inauguração, mas adiantou que no máximo em outubro tudo estará pronto para ser entregue à população. "É uma ponte que tem um significado importante, por ser um marco para o desenvolvimento do Amazonas, principalmente dos municípios vizinhos, que formam a região Metropolitana de Manaus. Vai ser uma referência, um cartão postal muito bonito para a cidade", comemorou, ao completar que antes da inauguração pretende fazer uma grande caminhada entre as duas margens, "uma festa para a população participar desse momento histórico".
Segundo o governador, a iluminação começa a ser feita agora, com prazo de três meses para conclusão, enquanto as defensas já estão sendo construídas. "A parte de acabamento, no caso a camada asfáltica, não será tão demorada", completa.
Detalhes da obra – Cada uma das 52 aduelas pesa 265 toneladas, medindo 22 metros de largura por 7 de comprimento, entre as maiores já fabricadas no Brasil. O equipamento que faz o içamento foi projetado na Inglaterra e fabricado no Brasil para suportar o peso das peças.
A ponte sobre o Rio Negro é uma obra do Governo do Amazonas que vai possibilitar o acesso terrestre de Manaus ao município de Iranduba, promovendo, ainda, o escoamento da produção agrícola, a integração regional, o incremento do turismo e o desenvolvimento urbano.
Atualmente, a travessia do Rio Negro é feita por meio de balsas, por cerca de 30 a 40 minutos. Com a ponte, o percurso será feito em apenas 5
minutos. Além da capital Manaus, os municípios de Iranduba, Manacapuru e Novo Airão serão diretamente beneficiados, bem como outros 30 municípios do entorno da Região Metropolitana de Manaus, que também serão favorecidos.
A execução da obra é da Construtora Camargo Correa que necessitou de uma quantidade de 138.000 m³ de concreto estrutural, o que equivale a 25 prédios de 20 andares, ou ainda, dois estádios do Maracanã.
Fotos: Roberto Carlos / AGECOM

Postar um comentário

0 Comentários