No Dia do Índio, Governo do Amazonas premia melhores atletas indígenas em Manaus



O Abril Cultural Indígena, evento do Governo do Amazonas em comemoração ao Dia do Índio, realiza nesta terça-feira, 19, na Arena Amadeu Teixeira, a cerimônia de premiação dos vencedores das atividades esportivas que reuniram cerca de 240 atletas indígenas. Coordenado pela Secretaria de Estado dos Povos Indígenas (Seind), a agenda do evento segue até o dia 3 de maio na capital e no interior.
         Iniciada na manhã de ontem, dia 18, a programação esportiva do Abril Cultural contou com a presença de indígenas de comunidades das zonas rural e urbana de Manaus, e de representantes da Seind e da Secretaria de Estado do Esporte (Sejel). A solenidade foi aberta pela entoação do Hino Nacional Brasileiro traduzido ao idioma nativo da cantora Djuena Tikuna.
         Em breve pronunciamento, o secretário adjunto da Seind, José Mário Mura, destacou a importância do evento, inédito, como ferramenta de valorização da identidade indígena. "O Amazonas abriga cerca de 80 etnias e este é um momento única de nos conhecermos mais e, sobretudo, mostrar à sociedade que a cultura indígena ainda sobrevive", ressaltou Mura.
Entre as modalidades em disputa no primeiro dia, houve as tradicionais olímpicas, como atletismo, natação e futsal; além das praticadas pelos indígenas, a exemplo do arco e flecha, corrida com saco, cabo de força e mergulho. Nesse último, informou o secretário adjunto da Seind, o primeiro lugar foi assegurado ao competidor que passou maior tempo com a respiração presa embaixo d'água.
Pertencente à etnia Sateré Mawé, dona Maria do Carmo Rarê, de 55 anos, participou dos jogos com arco e flecha próprios que, segundo ela, são lazer favorito desde pequena. "Tenho muito orgulho de estar aqui representando o povo, a minha tribo", afirmou, ao antecipar sua participação nos Jogos Estaduais Indígenas, anunciado pela Sejel para o segundo semestre deste ano.
 
Mês do índio

         Com extensa programação em curso, até o dia 3 de maio, na capital e em municípios das regiões do Médio Purus, Alto Solimões, Madeira e Baixo Amazonas, o Abril Cultural Indígena é um evento promovido pelo Governo do Amazonas e demais órgãos parceiros das esferas municipal e estadual.
          Além de competições esportivas, o evento conta com apresentações gratuitas de dança, canto, palestras, oficinas, seminários, exposição de artesanato e culinária tradicional. O início das atividades do Abril Cultural foi marcada pela instalação do comitê gestor do termo de cooperação técnica firmado entre o Estado e a Fundação Nacional do Índio (Funai).
         O grupo, que tem a primeira reunião programada para a primeira quinzena de maio, irá criar um plano de trabalho e traçar ações conjuntas ao desenvolvimento econômico das comunidades indígenas do Estado. Nos próximos meses deverá ser definida a data de implantação do termo, bem como as comunidades a serem beneficiadas e os valores a serem investidos.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. a manhã é dia do indio, quero em nome de minhas duas amigas indigena elisangela marins e raquero, parabeniza-los todos os indigena de nossa região, principalmente o seus familhare pela luta tão ardua para conquistar os seus direito, e não deixar que suas tradiçães seja violado pelo o avalço da tecnologia, que não atrapalha, mas que pode deixar para trais a tradição de um povo que foram os primeiros habitante de nosso pais(brasil),essa cultura terar que ser cultivada e respeitada não so por seu povo mas por tos nos brasileiro. parabem a todos os indigenas.

    os indios de nossa terra eram selvagem e valent, comia casas e peixe frutas raizes e semente,no feiticeiro da tribo tinham tabem muita fé, era o mas velho de todo o curandeiro pajé,usavam arcos e flechas nas guerras e nas caçadas, sendo o tácap e a lança arma, a tabem muita usada a casa chavam oca aldeia chamavam tabua, o grande chefe da tribo cassique ou morubichaba.

    icm, esse é um povo que alagre vai

    ResponderExcluir

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.