Desenvolvido por técnicos da Prodam, o sistema visa atender com maior qualidade e agilidade aos estudantes que desejam realizar o exame supletivo. Em funcionamento desde junho, o novo sistema já possibilitou a regularização escolar para mais de 12 mil jovens eadultos.
Para isso, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) montou um laboratório na sede da Secretaria, no bairro Japiim, que atende por dia até 250 pessoas em busca de concluir o Ensino Médio e Fundamental.
O espaço foi inaugurado em junho de 2010 e é equipado com 27 computadores, sendo dois terminais exclusivos para o atendimento a pessoas com necessidades especiais.
No novo sistema, a prova manuscrita foi abolida. O aluno realiza a uma avaliação eletrônica, escolhendo as opções de respostas com apenas o toque na tela. De acordo com o Analista de Tecnologia da Informação da PRODAM, líder da equipe de Educação, Daniel Tadeu Martinez, o novo sistema agiliza o exame supletivo e fornece ao candidato o resultado imediato da prova, já que a correção é realizada eletronicamente.
Antes da prova eletrônica o aluno esperava quase dois meses para receber o resultado, agora ele pode saber sobre sua aprovação ou não logo de imediato”, disse.
Daniel Tadeu explica ainda que o SEA está integrado ao Sistema de Gestão Educacional (SIGEAM), da Seduc, utilizado pela rede estadual de educação. “Os dados do Sistema Eletrônico de Avaliação são utilizados pelo SIGEAM, que gerencia o histórico dos alunos e emite os certificados, representando uma economia de tempo e custos”, afirma.
Para o ano de 2011 a Seduc prevê a inauguração de mais laboratórios,inclusive em municípios do interior do Estado. O SEA também será utilizado para gerar as provas de Exame Supletivo que são aplicadas fora da capital.
DANIEL MACIEL
BLOG COARI EM DESTAQUE
0 Comments:
Postar um comentário
1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.