
Após denúncia do ministério público de improbidade administrativa contra o prefeito de Coari Arnaldo Mitouso e de bloqueio das contas para pagamento dos funcionários públicos, os dois processos foram distribuídos através do sistema automático, ficando um processo com o juiz da 1ª vara e outro com o da 2ª vara. Cabe aos juízes agora se manifestar sobre o assunto, proferindo sentença. Tendo transcorrido o prazo legal para os juízes se manifestarem, só falta mesmo o despacho para saber qual o seguimento será adotado nestes dois casos, sentença que ainda não saiu, que até o momento da publicação deste post.
O QUE PODE ACONTECER
Dentro do processo de improbidade administrativa, há duas opções:
1. O juiz pode acatar o pedido do ministério público e afastar o prefeito que poderá se defender das acusações fora do cargo, para não atrapalhar o processo.
2. O juiz pode decidir pelo prosseguimento do processo, dando prazo para o prefeito se defender das acusações sem haver a necessidade de se afastar do cargo.
A decisão de afastamento ou não do prefeito de Coari vai depender do entendimento do magistrado. Se ele ver que realmente a presença do prefeito cargo pode de alguma forma afetar o andamento do processo, o juiz afastará o chefe do executivo local, comunicado a decisão à câmara municipal e ao vice-prefeito Railson Torres que assumiria o posto até a conclusão do processo, ou posterior decisão da justiça favorável ao atual prefeito. Caso o magistrado entenda que o prefeito deva continuar no cargo, uma vez que não representasse empecilho para as investigações das denuncias, o prefeito somente perderia o cargo no fim do processo, após ser condenado por improbidade, se for o caso.
TEMPO FAVORÁVEL
Mas a realidade é que já se passaram semanas desde que o MP denunciou Arnaldo Mitouso por improbidade administrativa, tempo suficiente para influenciar todos os elementos do processo e se quisesse dar um “jeitinho em tudo”, arrumando documentação, vendo o que poderia organizar dentro das acusações para poder se defender. Ante esta demora na decisão da justiça Arnaldo Mitouso está tendo um tempo favorável, tempo que além de conspirar a seu favor é de uma utilidade sem precedentes. Talvez, tempo necessário para ele mesmo mostrar ao poder judiciário que não há necessidade do seu afastamento.
ENTENDA AS ACUSAÇÕES
O Ministério Público acusa, com farta documentação anexas ao processo, o prefeito de Coari de contratar (mesmo com parecer desfavorável da procuradoria do município) um escritório de advocacia no valor de 60.000,00 (Sessenta Mil Reais). Um detalhe atacado pelo MP é que o escritório foi contratado no mês de fevereiro e somente no mês de abril é que foi oficializada a sua inscrição no CNPJ.
Outro fator que comprovaria a improbidade administrativa é que um dos sócios do escritório de advocacia é presidente da autarquia COARIPREV, órgão de administração direta que cuida dos encargos com aposentados e pensionistas da Prefeitura de Coari.
DANIEL MACIEL
BLOG COARI EM DESTAQUE
4 Comentários
UGENTE OPREFEITO DE COARI DISE QUE O COREGERDO DO MP PEDIL 2 MILHOS PARA CONDENA OPROMOTO MAIS ELE GRAVOU TUDO E VAI LEVA P BRASILIA U CARA E MUITO LIJEIRO O LULA CHAMOU ELE P ALMOCA COM ELE EUM CARA DE MADEIRA
ResponderExcluirDaniel desejo a você e sua família um FELIZ NATAL E UM PR0SPERO NOVO TEMPO EM 2011.
ResponderExcluirTambém DESEJO aos redatores e funcionários do BLOG EM DESTAQUE muita paz nesse NATAL E UM PR0SPERO NOVO TEMPO EM 2011.
É o desejo do Professor ALVES de Coari/AM e Família.
Um abraço!
professor alves cuidado com os cupins pois sua cara de pau é impressionante.
ResponderExcluirPara mim é obrigação dos comentaristas desejarem o bem das pessoas
ResponderExcluirQuanto ao Daniel é livre para escrever, pensar e defender o que ele quer para Coari/AM, mas não é meu inimigo, por isso, estou o parabenizando e sua família, desejando-lhe um FELIZ NATAL E O PROSPERO NOVO TEMP O EM 2011.
Agora desejar a felicidade dos outros não se pode?
Jesus Te AMA
Um abraço.
1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.