DEVISA interdita temporariamente Instituto de Hemoterapia do Amazonas

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas interditou parcialmente o Instituto de Hemoterapia do Amazonas Ltda. – IHAM. A interdição realizada pelo Departamento de Vigilância Sanitária do Estado/DEVISA foi uma ação conjunta com a ANVISA e Vigilância Sanitária do município de Manaus.

De acordo com o Diretor Presidente da FVS, Bernardino Albuquerque foram identificadas algumas inadequações no controle da qualidade do sangue, mais especificamente que diz respeito à realização da sorologia, responsável pela detecção de doenças no sangue. Com essa interdição o IHAM está impedido temporariamente de realizar o fornecimento de sangue ou hemoderivados, até que sejam resolvidas todas as não conformidades.

Para não haver desabastecimento dos bancos de sangue do Estado, a FVS articulou junto ao Hemoam para que este assuma o sistema de captação, controle de qualidade e distribuição para as Unidades de Saúde assistidas pelo IHAM. Para isso, o IHAM se compromete em repassar ao Hemoam a captação de doadores de forma a não desabastecer os bancos de sangue do Estado. Esta também é uma medida temporária, uma vez que o IHAM afirma ter condições de fazer as adequações necessárias o quanto antes, explica Albuquerque.

De acordo com informações constantes no relatório do DEVISA, não foram detectadas contaminações provenientes do material distribuído pelo IHAM. A medida de interdição temporária para adequações fez parte de uma fiscalização de rotina do DEVISA e tem como objetivo seguir as Normas preconizadas pela ANVISA, informa o Diretor Presidente da FVS.
Após passar por adequações exigidas pelas Normas que regulamentam o funcionamento de Hemocentros no país, e adequar as não conformidades, o IHAM deverá sofrer nova fiscalização da Vigilância Sanitária para sua desinterdição.


DANIEL MACIEL
BLOG COARI EM DESTAQUE

Postar um comentário

0 Comentários