YouTube e Facebook no trabalho melhoram produtividade, diz estudo
Publicada em 02/04/2009 às 12h52m
ReutersMELBOURNE - Foi pego checando o Twitter, Facebook ou Orkut no trabalho? Pois isso faz com que você se torne um funcionário melhor, segundo um estudo australiano que afirma que navegar pela internet durante o horário de trabalho aumenta a produtividade.
O estudo da Universidade de Melbourne indica que as pessoas que utilizam a internet no trabalho por motivos pessoais são cerca de 9% mais produtivas que os que não o fazem. O autor do estudo, Brent Coker, do departamento de Gestão e Marketing da universidade, afirma que "a navegação ociosa na internet no local de trabalho" ajuda a ajustar a concentração dos funcionários.
- As pessoas precisam se distrair um pouco para recuperar a concentração - afirma ele no site da universidade (www.unimelb.edu.au/) - Pausas curtas e moderadas, como uma rápida navegação pela web, permitem que a mente descanse, levando a uma concentração total maior para o dia de trabalho e, como resultado, a um aumento da produtividade - acrescenta.
Segundo o estudo, feito com 300 funcionários, 70% das pessoas que utilizam a internet no trabalho se distraem com esse tipo de navegação. Entre as atividades mais populares estão a busca de informação sobre produtos, leitura de notícias online, jogos online e vídeos no YouTube.
- As empresas gastam milhões em software para impedir que seus empregados assistam vídeos, utilizem redes sociais ou façam compras online, sob o argumento de que essas atividades têm um alto custo em produtividade - assinala Coker - Nem sempre este é o caso.
No entanto, Coker afirmou que o estudo procurou pessoas que navegam com moderação, ou ficam na internet menos de 20% do tempo total que passam no escritório.
- Aqueles que se comportam com tendências compulsivas na internet terão produtividade menor do que os outros - disse ele.
0 Comments:
Postar um comentário
1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.