COARI: EX-TERRA DA BANANA

Um artigo no site www.agrosoft.org.br, relembrou a "História e Impacto da Entrada da Sigatoka-negra no Brasil", quando completou 10 anos da Identificação da Doença. O site narra que em dezembro de 1997 os técnicos na época, da Delegacia Federal da Agricultura do Estado do Amazonas e Embrapa Amazônia Ocidental, Ana Fabíola, Carlinhos, José Clério Rezende Pereira e Luadir Gasparotto, detectaram uma nova doença foliar ocorrendo em bananeira, de forma severa induzindo perdas de até 100% nas cultivares prata, maçã e nos plátanos Pacovan (D’angola) e Pacovi (Banana da Terra).

Em fevereiro de 1998, nos laboratório de Fitopatologia da Embrapa Amazônia Ocidental, os pesquisadores José Clério, Luadir Gasparotto, Araides Fontes e a na época bolsista de DCR Ana Fabíola, confirmaram a identificação da doença como sendo Sigatoka-negra causada pelo fungo Mycosphaerella fijiensis, anamorfo Pseudocercospora fijiensis. A primeira publicação da ocorrência da doença encontra-se nos Anais do Congresso Brasileiro de Fitopatologia realizado em Fortaleza, Ceará em agosto de 1998.

Entre 2001 e 2002, a doença já ocorria em todo o estado do Amazonas, com exceção de alguns municípios na calha do Rio Madeira. Até o anos de 2004, a doença já ocorria em todos os estados da região norte, exceto Tocantins. 

Até 2001 Coari comemorava a "Festa da Banana", quando o município carregava a fama de ser o maior produtor desta cultura no Estado do Amazonas. Pouco a pouco a ênfase à produção da banana foi desaparecendo, à medida que a doença avançava sobre a produção. Hoje, Coari comemora a "Festa do Gás Natural", uma vez que a economia do município está baseada nos recursos minerais (petróleo e gás) que são extraídos de seu subsolo, em Urucú.

About Em Destaque

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

3 Comments:

  1. Querido Daniel,

    Brevemente, com o resultado da 10a rodada da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis-ANP, outros municípios se juntarão a Coari, para realizarem a maior Festa do Gás do Amazonas. Com os investimentos a serem aplicados ganham a população e o Estado com os adventos de impostos e royalties, transformando o Amazonas na maior área de exploração onshore do Brasil.

    Doriel Andrade.

    ResponderExcluir
  2. Daniel vc deveria colocar as fotos da menias que partisiparao da festa banana,gostaria de rever algumas.

    ResponderExcluir
  3. obrigado vc me salvou,eu nao tava encontrando quase nada sobre coari ter sido a terra da banana....

    ResponderExcluir

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.