OITO NOVOS VEREADORES NA CÂMARA

Sangue novo na Câmara de Coari, uma composição nova, uma nova formatação da vida política de Coari, é o que se espera dos vereadores que foram eleitos neste pleito de 2008. A situação conseguiu conduzir 7 vereadores que vão formar a base de apoio ao governo de Rodrigo e a oposição elegeu 3 vereadores.

O MAIS VOTADO

O campeão de votos na eleição proporcional foi o empresário Clemilton que chega a Câmara Municipal de Coari com 2.012 votos. Clemilton que com esta votação atinge a maior marca de percentual da história dos pleitos em Coari, obtendo um percentual de 6,55 % dos votos válidos. Clemilton que é membro da Assembléia de Deus, contou com o apoio de vários segmentos da sociedade, notadamente o segmento evangélico através de suas lideranças e dos líderes da igreja a quem faz parte, a Assembléia de Deus. Clemilton conseguiu durante sua campanha consolidar um grupo forte, que já demonstrava a tendência de ser o mais eleito do pleito.

O RETORNO

O retorno da vez fica por conta de Iran Medeiros, que já foi vereador, presidente da Câmara, candidato a prefeito por duas vezes e que agora retorna a vida pública com 1.311 votos. Iran com larga experiência política, traz consigo a bagagem de quem conhece os bastidores da política, ressurgindo a vida pública com uma grande votação.

O VALOR DA PERSISTÊNCIA

Dois vereadores eleitos este ano Agemiro Brasil (1.247 votos) e Vicente do Zito (1.517 votos) são símbolos da persistência, tentaram na eleição passada mas não lograram êxito, e já na segunda tentativa este ano, conseguiram atingir o objetivo. Fica a lição ao lado de outros nomes, como é o caso do Professor Adnamar que pela terceira vez tentou ser eleito vereador, e conseguiu atingir a segunda maior marca de votos com 1.926 votos, ele que deixou claro seu posicionamento político, casou votos com o candidato da oposição Arnaldo Mitouso para atingir tão expressiva marca.

HERANÇA

A herança da vida pública fica por conta Marcio Oliveira (922 votos) filho do atual presidente da Câmara Osni Oliveira, que conseguiu manter o clã na vida pública. Não sendo candidato a vereador passou o bastão para seu filho, que vai tentar seguir o caminho do pai.

O MENOS VOTADO

O menos votado e a surpresa geral do pleito foi a eleição de ABRAIM DOS BRASILEIRINHOS (464 votos). Polêmico, criador da Associação dos Brasileirinhos, teve neste grupo de pessoas sua base eleitoral. A quantidade de votos de Abraim e sua eleição, mostra que na eleição proporcional o que pesa é muito mais que a quantidade de votos do candidato e sim a representatividade do grupo (partido ou coligação) como um todo.

DÚVIDA

Mesmo assim, nem tudo está definido. Dr. Natanel (1.208 votos), que tem seu nome entre os 10 eleitos, corre sério risco de ter seu nome retirado da lista dos vencedores, tudo por causa da indefinição jurídica que envolve o nome do Professor Vicente, que não teve sua votação divulgada pelo sistema do TRE, tudo por causa de um problema jurídico, que se for definido a favor de Vicente pode tirar a vaga de Natanael. O suspense vai durar até a questão ser julgada em Brasília, quando pode ou não haver a dança das cadeiras.

GOVERNABILIDADE

O prefeito eleito Rodrigo Alves terá governabilidade, uma vez que a situação é maioria na Câmara, uma maioria formada por 70% dos vereadores eleitos. A grande dúvida agora será a eleição da nova mesa diretora da Câmara, principalmente a escolha do presidente da casa. Mal a poeira sentará da campanha eleitoral a especulação já começará, pois o orçamento da câmara municipal de Coari representa uma renda maior do muitos municípios do interior do Estado. O novo presidente deverá conhecer bem de administração, agir amparado pela lei e priorizar os projetos que tragam melhorias para a população, principalmente os menos favorecidos.

About Em Destaque

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

1 Comments:

  1. Exelente matéria meu amigo Daniel Maciel, mas falou vc dar uma ênfase nos dois únicos remanecentes da gestão anterior.

    Samuel Nunes

    ResponderExcluir

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.