Existe um adágio popular que diz o seguinte: "Quando a cabeça não pensa, o corpo padece". Esta frase poderia ser utilizada assim também: "Quando os políticos não pensam, o povo padece". E quando crio esta frase, me refiro exatamente a pérfida influência dos maus atos dos políticos, diretamente na vida do cidadão, que a priori não está envolvido na política partidária, no entanto, como ser político que é, sofre todos os danos dos atos de quem governa ou quer governar. Quando o objetivo pessoal sobrepõe o objetivo coletivo, e na busca pelo poder todas e quaisquer armas que mexam com a estabilidade social e governamental vai trazer conseqüências diretas sobre a população. É o que está acontecendo em Novo Airão.
O jornal ACRÍTICA traz a informação que "uma briga entre grupos rivais da política local causou 14 trocas de prefeitos, com quatro políticos tendo de assumir os destinos da cidade nos últimos quatro anos". As conseqüências disto foram as mais drásticas possíveis: Novo Airão, através do poder municipal só firmou um convênio com o Governo do Estado, durante quatro anos.
O município chegou a perder o domínio territorial sobre
ENTENDENDO A PENDENGA
A instabilidade política
Por conta desse e de outros processos Areosa, Wilton, o ex-presidente da Câmara Municipal, Francisco Almeida (PTB), e o atual, Argemiro Vinhort Gomes (DEM), se revezaram no Poder. Três meses após ser empossado, Areosa teve que entregar o cargo a Wilton, que ficou poucos meses e entregou o cargo a Almeida, que o repassou a Areosa, que entregou a Wilton pelo período mais longo, 16 meses. Nova liminar retornou, em setembro, a prefeitura a Wilton.
A INCAPACIDADE DEMOCRÁTICA
As entrelinhas da lei, as disputas nos tapetões jurídicos demonstram que cada vez o emaranhado das brigas jurídicas em torno do poder traz prejuízos aos cidadãos que simplesmente querem votar e eleger seus representantes e que eles trabalhem para o bem de todos. Em outros municípios a realidade não é diferente, sempre que cassação de mandato, ondas de denuncísmos acontecem, briga por liminares em várias instâncias que ora dão direito a um e ora dão direito a outro, findam causando uma bola de neve que se transforma numa avalanche sobre o cidadão. Este é o modelo democráticos que criamos e possuímos, até onde teremos a capacidade de aperfeiçoá-lo para que as conseqüências sejam menos danosas, vai depender de muito, muito tempo.
Home
INTERNET
Manaus
PODER LEGISLATIVO
CASO NOVO AIRÃO E A INFLUÊNCIA DIRETA DA POLÍTICA NA VIDA DO CIDADÃO
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
o wilton merece voltar á prefeitura pq ele apesar de tudo foi otimo prefeito
ResponderExcluiro Wilton pelo q me falaram foi um dos melhores prefeitos de novo airao é o q me falaram;apesar de eu nao morar aí;
ResponderExcluirquero falar da atualidade. a prefeita Lindinalva já começou pisando na bola. Não pagou o salário dos concursados no mês de dezembro. Essa dívida não é do ex, e sim da prefeitura. todos sabem que o pagamento pode ser feito até o quinto dia útil do mês seguinte e salário de concursado é sagrado. o que fizeram com a verba federal que caiu no último dia 31 e o do dia 02-01-2013? Cade as promessas de campanha? Novo Airão já iniciou passando fome!
ResponderExcluir