ALÉM DO TEMPO

Texto: Daniel Maciel

O tempo cronológico difere do tempo existência, muitos se prendem ao tempo cronológico para marcar seus passos e decisões e para desenvolver pensamentos, outros olham o tempo como um momento de realizar não importa se o hoje se apresenta como obstáculo, na mente e no espírito de tais pessoas não há limitações, se hoje não é possível amanhã será, em breve se concretizará, o impossível cairá diante de uma mente que não está presa no hoje ou no ontem e sim no futuro como se fosse agora; infelizmente nós, humanos vivemos com nossos pensamentos absorvidos por um saudosismo que aprisiona, tempos áureos, deliciosos que até hoje mantém cativo os pensamentos e emoções, quando não nos limitamos pelo imediatismo.

Clara atitude que demonstra que a mente é quem controla tudo, recheando nossas vontades com as emoções. Se não fora esta capacidade do homem viver além de seu tempo a humanidade ainda viveria na idade das trevas, e provavelmente rastejaríamos em nossas limitações; se não fora a capacidade transpor a barreira do hoje como limite para ousar, ainda viveríamos limitações terríveis, mas pelo fato de muitos homens viverem além de seu tempo, pensando o futuro enquanto viviam avançamos além da nossa aparente barbárie. Estes homens viveram a transcendência ao tempo, mesmo quando seus contemporâneos estavam com a mente no passado ou presente, olhando somente as limitações e as barreiras eles já estavam anos luz pensando o impensável para a maioria dos medíocres.

Os inventores, aventureiros, cientistas eram homens que viveram o futuro e criaram coisas que somente outras gerações vieram absorver e das quais usufruíram. Fico imaginando como deve ter sido complicado para homens como Cristóvão Colombo, ou Galileu Galileu explicarem qual a concepção de seu pensamento. Enquanto muitos viam o universo preso às idéias antes nunca discutidas, eles ousaram pensar diferente, olhando para o mais distante que sua alma e espírito podiam alcançar. Nem sequer assistiram o resultado de seus pensamentos, porém nunca mais o mundo e suas idéias foram às mesmas desde que eles ousaram. Igual a eles, milhares de outros homens viveram além de seu próprio tempo. Isso parece ser mais comum do que se imagina. Esta capacidade de se transpor às realidades é na verdade uma capacidade que podemos usar para voar mais alto, além de nossas próprias limitações.

Para viver do ou no passado basta recordar, mas para viver no futuro é preciso ousar. É necessário desprender-se das amarras e limitações que impedem os nossos sonhos e ideais, pois nesta viagem no tempo, não importa se as realizações foram grandiosas, esplendidas ou geniais, ou se foram apenas pequenas atitudes que apenas serviram para impactar uma pessoa, o importante é ter a capacidade de transpor a barreira da mediocridade.

Nem sempre que se posicionou com a mente além do seu tempo produziu apenas valores positivos, pois a falha está impregnada à natureza humana, assim como o aroma das flores naturais. Quando Santos Dumont decepcionou-se ao ver os aviões que inventara sendo usados para a guerra, e consequentemente para aniquilar com a vida de outras pessoas, ele percebera que a conseqüência de seus pensamentos futurísticos não havia sido apenas benéfica, mas maléfica, decepcionado cometeu suicídio. As milhares de pessoas que morreram dizimadas pelas bombas nucleares que explodiram sobre Hiroshima e Nagazaki fora o lado obscuro da descoberta manipulação dos átomos por cientistas, uma descoberta alcançada por mente privilegiadas. A questão não é viver além do tempo, é procurar antecipar os erros para que as conseqüências de nossas atitudes não sejam destruidoras, mas construtivas.

Viver além do tempo é não viver amarrado às mágoas do passado, aos dissabores ou aquilo que deveria ter sido feito e não foi, mas viver além do tempo também é usar a única máquina que nos permite viajar para o futuro, a mente. Através de pensamentos que nos permitam ousar, criando o que é positivo, dando um passo além da mediocridade. A tendência de nós seres humanos é agir sempre com atitudes negativas, nós raça humana quando lutamos contra os defeitos estamos lutando contra o que é inerente a todos, mas é isto que nos faz diferente dos animais irracionais, a capacidade de ir além da natureza rudimentar e agressiva. Tarefa não muito fácil, mas que nos eleva. Neste aspecto precisamos ir além, além do tempo presente, do hoje e do ontem.

About Em Destaque

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 Comments:

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.