
O efeito do tempo sobre o ferro, por mais tenaz que seja, o faz enferrujar, o envelhecimento é notado através do enferrujamento, e a fragilidade do ferro que até então não era evidente começa a ser percebida. Não importa quanto tempo passou, é fato. Se isto acontece com o ferro, que imaginamos ser tão resistente que nada poderia atingi-lo, com matérias mais frágeis o tempo é menor e as conseqüências são mais drásticas. Já com o vinho o efeito é oposto, até já nos acostumamos com a frase: “O Vinho, quanto mais velho, melhor”. Nem mesmo assim isto é uma verdade absoluta, na verdade nem todos os vinhos são beneficiados pelo envelhecimento. Os especialistas dizem que “a passagem do tempo proporciona a evolução dos componentes do vinho, mas é necessário ter estrutura de tanino e outros componentes para que o tempo seja benéfico e nem todos os vinhos têm este requisito”.
Durante o envelhecimento algumas características dos vinhos jovens como aromas de frutas frescas são substituídos por aromas mais evoluídos como os de frutas em calda e frutas secas. Em geral vinhos brancos e espumantes não devem ser guardados, pois suas características mais importantes, o frescor e os aromas de frutas se perdem com o tempo. Somente vinhos brancos de regiões muito especiais, como a Bourgogne, na França, ganham com o tempo.
Daí é possível ter uma noção geral de como tudo se esvai, aos poucos, às vezes até de forma imperceptível, com se não acontecesse, mas acontecendo. As florestas que aos poucos vão sumindo, o aquecimento global que vai destruindo aos poucos as geleiras, o aumento dos conflitos armados, a violência generalizada, a falta de segurança, efeitos do tempo, sentidos de forma geral, a cada giro do planeta, a cada nascer e findar de um novo dia, na descontinuidade do dia que encerra com o outro e na continuidade da terra que continua suspensa sob o nada, girando, girando e girando em torno do sol. A grande indagação que pesa é: será que seremos especiais o bastante para não deixar o tempo destruir a todos e a tudo?
Texto: Daniel Maciel
0 Comments:
Postar um comentário
1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.