CPMF
No fim, o governo ganhará
Vamos mais devagar com essa história de que o PSDB negará seus votos para aprovação no Senado da prorrogação da cobrança da CPMF até 2011.
Ao reunir ontem a bancada de senadores e decidir por 9 votos contra 4 dar por encerrada a negociação com o governo, o PSDB limitou-se na verdade a dizer: é pouco o que você oferece em troca do meu apoio.A negociação será retomada se o governo estiver disposto a ceder mais. E mesmo que não ceda, a prorrogação da CPMF não está descartada. Longe disso.
A batalha final será travada no plenário do Senado na segunda quinzena de dezembro próximo.O governo precisa de 49 votos para aprovar a prorrogação. Acha que conta no momento com 47 ou 48, desprezados os votos da oposição (DEM e PSDB). E também alguns votos do PMDB.
O DEM fechou questão contra a CPMF. Isso quer dizer: se algum dos seus senadores votar a favor correrá o risco de ser expulso.Não será, mas tudo bem...
O PMDB não fechará questão, adiantou ontem seu presidente Michel Temer (SP).Jarbas Vasconcelos (PE) e Pedro Simon (RS), por exemplo, são votos contrários à CPMF.
Que faria o PMDB com eles se fechasse questão a favor da CPMF e os dois votassem contra? Teria peito para expulsá-los? Nem pensar.E o PSDB? Se fechar questão mandará embora os que votarem com o governo? Esqueça.
O acordo com o PSDB tornaria mais barata para o governo a prorrogação da CPMF, apenas isso.O PMDB celebra a falta de acordo entre o governo e o PSDB. Cobrará caro por seu apoio - cargos, liberação de grana para obras nas bases eleitorais de deputados e senadores e outros favores.
O PDT, que tem cinco senadores, tentará arrancar mais concessões do governo.Há muito jogo pela frente. Mas o resultado é previsível. Ganhará o governo.
0 Comments:
Postar um comentário
1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.