Esta noticia é antiga, mas importante, por trazer uma radiografia realizada pelo SEBRAE, que oferece um Raio X da situação econômica de Coari, fica registrado aqui para conhecimento, o que revela que havendo planejamento há crescimento...
A falta de informações precisas sobre a situação social e econômica dos municípios amazonenses começa a ser contornada com uma iniciativa inédita, colocada em prática pelo Sebrae no Amazonas.
Nesta quinta-feira (12 de maio), técnicos da Instituição apresentaram ao prefeito de Coari, Adail Pinheiro, o ‘Censo Empresarial e Estudo das Necessidades da População do Município’. Trata-se de um diagnóstico completo da situação econômica da sede municipal, envolvendo todos os 1.048 empreendimentos, formais e informais, e 382 domicílios, que serviram de amostra para ser possível saber o que a população local necessita. A idéia é que o banco de dados do censo contribua para que a prefeitura, governo do Estado e empresários locais e da capital possam estabelecer critérios técnicos para o planejamento de atividades econômicas privadas e de políticas públicas governamentais, principalmente para as micro e pequenas empresas. Coari conta com 84 mil habitantes, segundo projeção do IBGE para 2005, ou 100 mil habitantes, conforme a estimativa da prefeitura para este ano. O município está localizado na calha do rio Solimões, a 363 quilômetros de Manaus. É o segundo município amazonense que mais arrecada ICMS, depois da capital. Uma das causas dessa vice-liderança são os royalties pagos pela Petrobrás devido à extração de óleo e gás de seu subsolo. O Censo de Coari é o terceiro estudo econômico municipal que o Sebrae disponibiliza, sendo os dois primeiros de Maués e de Presidente Figueiredo. Em 2008 ou 2009, será feito um novo levantamento para que o crescimento econômico da cidade seja medido, tendo como referência o ano de 2006. “Com essa iniciativa, o Sebrae pretende fomentar as atividades econômicas geradoras de emprego e renda, a partir de uma base sólida, o conhecimento profundo da economia municipal”, avalia o economista José Carlos Reston, superintendente do Sebrae no Amazonas e idealizador dos censos empresariais.Com 150 páginas, o Censo Empresarial de Coari envolveu um minucioso trabalho de campo, executado no período de outubro a novembro de 2005. O documento faz uma radiografia completa da sede municipal rua por rua, estabelecimento por estabelecimento, incluindo as instituições religiosas. Com o censo, é possível identificar quantos e quais são os estabelecimentos comerciais existentes em cada um dos 11 bairros de município e quais os produtos e serviços disponibilizados. É possível, também, identificar nichos de mercado, a partir do estudo das atividades existentes em determinado bairro. Como existe um mapa completo de todas as ruas da sede municipal que identifica os estabelecimentos existentes na área, o empreendedor pode ficar sabendo se existe ou não demanda para o produto ou serviço que pretende oferecer em determinado bairro.
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
0 Comments:
Postar um comentário
1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.