Até a Future Digital chegar em Coari, os coarienses tinham acesso à Internet discada ou via sinal de Satélite: a primeira muito lenta e a segunda muito cara. O sinal de satélite era compartilhada por outras empresas que distribuiam o sinal entre os seus clientes, tentando de alguma forma compartilhar a Internet da melhor forma possível: essas empresas deram a contribuição dentro de suas possibilidades à Internet em Coari, mas a Future veio para mudar radicalmente a forma como a Internet passaria a chegar em nosso município.
Uma das primeiras medidas tomada por Elino junior, Sócio Diretor da empresa Future digital, para poder implementar a mudança na forma como o sinal de Internet iria chegar em Coari foi filiar a empresa Future Digital ao grupo AMNET. A Amnet Telecom é uma empresa de telecomunicações que conecta 12 municípios na info via rio Solimões. Essa conexão traz a Internet da capital amazonense até Coari através de sinal de rádio, em antenas instaladas no meio da floresta amazônica, à margem de rios e nas comunidades ribeirinhas.
No primeiro momento, o sinal desses rádios eram analógicos formando uma rede de transmissão de dados até chegar em Coari. Muitas vezes devido às dificuldades naturais e aspectos peculiares da região amazônica havia instabilidade de sinal. Foi necessário a Future Digital investir em Coari cerca de 3 milhões em tecnologia, com a construção de uma rede de rádio digital, tirando assim Coari definitivamente da internet via satélite, melhorado em 50x a qualidade da Internet. A empresa também está finalizando sua rede de FTTH para atender seus clientes 100% na fibra ótica própria, o que vai representar um grande benéfico para Coari. Para ter ideia da importância de uma rede como esta, apenas 5% das cidades do Brasil tem essa tecnologia que a Future Digital está instalando em Coari.
Outra iniciativa muito importante tomada pela empresa foi o convênio especial com o exército brasileiro, sendo a única empresa até o momento, autorizada a comercializar sinal de Internet na fibra ótica do exército. A fibra do exército já está instalada em Coari e funcionando em fase de teste. Em breve o sinal de Internet via esta fibra ótica vai estar disponível, o que vai melhorar ainda mais a estabilidade e velocidade do sinal, além de mudanças na política de preços adotadas para a Internet local.
Essa parceria com o exército mostra o quanto a empresa avançou na área de comunicação via Internet. A Future/Amnet é a única empresa que tem rede própria via rádio digital de Manaus até Coari, o que possibilitou ofertar ao exército, cumprindo o chamamento público, uma rede de backup, para que caso a fibra do exército rompa a rede de rádio digital da Future/Amnet mantenha os órgãos federais ativos, com Internet funcionando até o término da manutenção da fibra.
A Future Digital, com todas estas iniciativas fez do município de Coari o maior beneficiado com estes investimentos em tecnologia. São benefícios que fazem com que o povo de Coari possa ter a tão sonhada inclusão digital, isso do ponto de vista comercial. Atualmente a empresa pratica preços de mercado ainda referentes à complexa rede de rádio digital que rompe nossa floresta amazônica. Segundo o sócio proprietário da Future Digital Elino Junior: "Nossa empresa tem feito muito por Coari e irá fazer muito mais, pois nossa visão é de empreendedorismo e em breve novas tecnologias estarão à disposição dos coarienses" - concluiu.
2 Comentários
Isso é ilusão....as atendentes me informaram hoje que os preços continuarão os mesmo é a instalação pra quem é assinante será de no mínimo R$ 500,00... Esse absurdo se deve ao fato deles não terem concorrência?
ResponderExcluirIsso é verdade Mario, nada de menor preço isso é um absurdo depois de o governo deixa tudo pronto, quem quiser uma internet de melhor qualidade vamos ter que pagar muito caro
ResponderExcluir1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.