No primeiro dia do tradicional “F8”, a empresa mostrou que a câmera está no centro de seus planos mais ambiciosos
19.04.2017 | EDSON CALDAS
Os dias de um Facebook majoritariamente associado ao seu feed de notícias e às curtidas podem estar contados. Não, a empresa não deu sinais de querer se distanciar das ferramentas que a tornaram conhecida. Mas, sem dúvida, almeja dominar novos espaços. Nesta terça-feira (18/04), durante seu evento anual para desenvolvedores, o F8, a companhia deixou bem claro que a câmera do smartphone está no centro de seus planos mais ambiciosos.
SAIBA MAIS
Stories em tudo que é lugar: entenda a briga dos apps de fotos e vídeos efêmeros
Facebook trabalha com tecnologia que um dia permitirá ler mente, diz Zuckerberg
Gostou? Leia mais colunas Tecneira
Parte das inovações tem a ver com a tecnologia usada na ferramenta de fotos e vídeos temporários Stories: a realidade aumentada com a câmera. Trata-se da mistura de elementos reais com elementos virtuais. O recurso passou a ser utilizado em quatro aplicativos diferentes do Facebook no último ano — Instagram, Messenger, WhatsApp e, mais recentemente, no próprio Facebook. “Para vocês que viram câmeras invadirem os nossos aplicativos e ficaram se perguntando o que estávamos fazendo, aquele foi só o primeiro ato”, afirmou Mark Zuckerberg, CEO e fundador da empresa.
O Facebook não é a única rede social de olho nos poderes da câmera. Antes de abrir o capital na bolsa de Nova York, o concorrente Snapchat, de quem tirou a ideia das histórias temporárias, mudou a maneira como se vendia. Apresentou-se aos investidores como uma “empresa de câmeras”. Um discurso parecido com o de Zuckerberg: os fundadores do Snap defendem que, no aplicativo, usuários usam imagens para se comunicar, como costumavam usar o texto. “Nós estamos vendo só o começo do que câmeras podem fazer”, defendeu Evan Spiegel, CEO do Snapchat, no vídeo de apresentação para investidores.
Veja as três maiores inovações apresentadas ontem na conferência do Facebook:
Facebook Spaces
A empresa lançou um novo aplicativo chamado Facebook Spaces. Realidade virtual é a grande aposta aqui. Zuckerberg expressa abertamente seu entusiasmo com essa tecnologia desde que comprou a empresa Oculus VR por US$ 2 bilhões, em 2014. O Space se trata justamente de um app para o óculos de realidade virtual da companhia, o Oculus Rift. Com ele, você pode interagir com os seus amigos em um ambiente completamente virtual.
Cada usuário ganha um avatar e pode modificá-lo para fazer com que ele fique parecido com sua persona. Dentro desse ambiente virtual em que as pessoas se encontram, é possível compartilhar imagens, fazer desenhos 3D e convidar outros amigos para conversar — mesmo que eles não tenham o Oculus Rift. A ligação aparece em forma de vídeo chamada para quem não possui o dispositivo. Veja como funciona:
Realidade aumentada
Lembra do primeiro ato mencionado por Zuckerberg, o das histórias temporárias? Esse aqui é o segundo: transformar a câmera do celular “na primeira plataforma de realidade aumentada”, de acordo com o empresário. A ideia é levar aqueles filtros que interagem com a face do usuário para um novo nível.
Primeiro, em razão da variedade. Desenvolvedores poderão usar dois programas — Frame Studio e AR Studio — para criar novos filtros e efeitos, tornando as possibilidades praticamente infinitas e abrindo mais espaço para a atuação de empresas que queiram promover seus produtos.
E segundo: porque, agora, os filtros de realidade aumentada também irão interagir com objetos e ambientes. Isso significa apontar a câmera para sua sala, por exemplo, e enxergar o ambiente sendo inundada por água ou invadido por uma chuva de doces. E tudo com precisão, já que a tecnologia tem uma ótima percepção de profundidade, segundo Zuckerberg.
Mudanças no Messenger
O aplicativo de troca de mensagens do Facebook vai ganhar diversas funcionalidades. Tais novidades abrem espaço para mais parcerias com empresas. Uma delas é o recurso Discover, que permite pesquisar por bots das companhias — será uma espécie de catálogo de serviços que empresas oferecem dentro do próprio aplicativo.
Administradores de páginas também foram lembrados. O Messenger disponibilizará uma funcionalidade que permite programar respostas automáticas para perguntas frequentemente feitas (FAQ) — como o horário de funcionamento de uma loja, por exemplo.
Além disso, nas conversas entre amigos, será possível compartilhar e reproduzir conteúdos ao vivo ao mesmo tempo, como uma música no Spotify. Durante conversas com amigos, o assistente de inteligência artificial do Messenger, M, poderá fazer sugestões com base no que está sendo discutido. Vai jantar fora? M permite encomendar o almoço ou jantar pelo site delivery.com e ainda sugere pratos que você e seus amigos podem experimentar.
0 Comentários
1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.