Programação no Centro Cultural Carlos Braga inclui o concurso Miss Coari 2014 e inicia nesta quinta (31). Município apresentou crescimento de 50% em dez anos, segundo dados do Índice de Desenvolvimento Humano
Ocupando o 21º lugar no ranking dos municípios amazonenses, a cidade de Coari (distante 363 quilômetros de Manaus) promete muita festa neste sábado (2) para comemorar seus 82 anos. A programação começa no dia 31 e envolve diversas atividades como campeonatos esportivos, shows e o concurso Miss Coari 2014. Segundo dados do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do município, Coari apresentou crescimento de 50% de 2000 a 2010.
Os eventos serão realizados no Centro Cultural Carlos Braga, localizado na estrada Coari-Mamiá, na sede do município. A programação inicia no dia 31 com torneios de vôlei de praia, tênis de mesa e sinuca, além de shows de vários artistas do Estado. Nesta noite também serão apresentadas as candidatas a Miss Coari 2014.
No dia 1 de agosto a programação continua, porém, à meia noite, cerca de 80 mil pessoas irão cantar “Parabéns” para a cidade com show pirotécnico.
No terceiro e último dia, será realizada a tradicional Corrida 2 de Agosto, com maratonistas locais e estaduais, além das novidades do ano: o GP Coariense de Motocross e o 1º Festival de Lutas Casadas, nas categorias Submission e Jiu-Jítsu. À noite, a festa será comandada pela dupla sertaneja Jorge e Matheus, além da escolha da Miss Coari 2014.
Crescimento
Coari ocupa atualmente a 21ª posição no ranking dos municípios do Amazonas. O crescimento de 2000 a 2010 foi de mais de 50%, quase 20% a mais do que a média de crescimento obtida pelos primeiros quatro municípios do ranking – Parintins, Itapiranga, Presidente Figueiredo e Itacoatiara - no mesmo periodo.
Coari, que em 2000 apresentava um IDH de 0,389, estava classificado como um índice muito baixo de desenvolvimento humano, conforme o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), mas de acordo com os dados do Atlas de Desenvolvimento Humano no Brasil 2013, a realidade mudou e o município teve um incremento de 87,82% no seu IDHM nas últimas duas décadas.
0 Comentários
1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.