Vice-governador José Melo diz que Copa do Mundo em Manaus será boa oportunidade para estrangeiros conhecerem o Amazonas

O vice-governador do Amazonas, José Melo, defendeu a realização da Copa do Mundo em Manaus, durante a apresentação do livro "A Pátria de Chuteiras", na noite de terça-feira, 11 de fevereiro, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA), que contou com a presença do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, responsável pela seleção dos textos de Nelson Rodrigues que compõem a obra.



Melo afirmou que a realização do mundial em Manaus será uma boa oportunidade para que estrangeiros e brasileiros conheçam melhor o Amazonas. O vice-governador também destacou que a realização da Copa do Mundo em Manaus vai ajudar o fortalecimento do futebol amazonense nos próximos anos.



Em relação à obra apresentada pelo ministro, José Melo frisou que o livro é importante para a memória do esporte no Brasil. Ele também ressaltou o respeito do povo amazonense ao ministro. "Eu e o governador Omar Aziz agradecemos ao Aldo Rebelo a parceria existente. Ele sempre acreditou em Manaus quando se trata de Copa do Mundo e hoje vim prestigiar a apresentação desse livro, que é um importante documento da história do Brasil, por meio do futebol".



Durante o evento, o vice-governador e o ministro foram presenteados com uma bola Caramuri, idealizada pelo amazonense Beto Mafra e produzida com látex extraído da Amazônia.



O evento foi realizado pela secretária de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel) teve como público-alvo jornalistas, cronistas e radialistas esportivos do Amazonas, e contou com a presença do prefeito de Manaus, Arthur Neto e de secretários de Estado como Eron Bezerra, da Produção Rural, Alessandra Campelo, de Juventude, Esporte e Lazer e Miguel Capobiamgo, coordenador da Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP-Copa).



Sobre a obra – "A Pátria de Chuteiras" é uma seleção de 40 crônicas publicadas pelo jornalista e dramaturgo Nelson Rodrigues (1912-1980) entre as décadas de 1950 e 1970 sobre a Seleção Brasileira de Futebol. O título foi lançado nacionalmente em dezembro do ano passado e está sendo apresentado em todas as cidades-sede de Copa do Mundo. A obra foi editada pela Nova Fronteira, por iniciativa do Ministério do Esporte e contou com o apoio do Banco Nacional de do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).



Os textos foram selecionados pelo próprio ministro Aldo Rebelo, em um trabalho de pesquisa de mais de um ano. De acordo com o ministro, a obra é, acima de tudo, uma homenagem ao país, por meio de crônicas que falam de futebol, a maior paixão esportiva do brasileiro "As crônicas do Nelson Rodrigues, escritas lá atrás, continuam bem atuais. E elas ressaltam que o Brasil é capaz de superar desafios, não apenas na organização da Copa do Mundo".



FOTOS: ROBERTO CARLOS/AGECOM


Postar um comentário

0 Comentários