COARI: Saúde e Educação na agenda do prefeito Igson Monteiro

O prefeito municipal Igson Monteiro comanda nesta segunda-feira, dia 10 de janeiro, três importantes iniciativas que vão favorecer os serviços públicos prestados à população coariense. Acompanhado de secretários e assessores, ele participou durante a manhã do último domingo, de uma entrevista coletiva para às rádios locais, quanto se reportou à população acerca das prioridades e volume de trabalho, que as secretarias municipais estão desenvolvendo.

Começa hoje, segunda-feira, em toda rede municipal de educação, o Ano Letivo 2014. São cerca de 16 mil alunos do ensino fundamental e do Pejac (Programa de Educação de Jovens e Adultos), distribuídos por dezenas de escolas nas zonas Urbana e Rural do Município.

Logo pela manhã, o secretário de Saúde Josimar Marinho, apresentou ao prefeito a lista de especialidades médicas e de profissionais médicos que estão sendo contratados e que atuarão nas UBS e Hospital Regional de Coari (HRC). Hoje também marca o início do atendimento em horário ampliado em seis Unidades Básicas de Saúde – Itamaraty, União, Chagas Aguiar, Centro, Urucu e Tauá Mirim.

Em caráter experimental, informou o prefeito Igson, as UBS atenderão das 7h00 às 22h00 ininterruptamente em seis endereços e o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) do bairro do Pêra, atende até às 23 horas. “Estamos avaliando esta proposta inovadora nas UBS e providenciando reequipar o SPA para atender durante 24 horas, futuramente”, adiantou o prefeito. Estas medidas, de acordo com ele, visam aprimorar a saúde na atenção básica, diminuir as demandas no HRC e os Tratamentos Fora de Domicílio (TFD) que, muitas das vezes, é prejudicial ao paciente o deslocamento para a capital amazonense.

Às 16 horas de hoje o prefeito municipal visita o HRC, onde faz a entrega de um mamógrafo, aparelho moderno e imprescindível no diagnóstico do câncer de mama. Um especialista neste exame, um mastologista, está sendo contratado para atuar no HRC.

Vários outros profissionais médicos estarão atendendo na Policlínica Municipal, onde os pacientes passarão por consulta, exames e triagem para, se necessário, intervenção cirúrgica no HRC ou, em último caso, encaminhados para Manaus.

Eledilson Colares.

Postar um comentário

0 Comentários