O início dos desfiles das escolas de samba de Manaus, que simboliza a abertura dos grandes eventos de Carnaval na capital, na quinta-feira, 7 de fevereiro, foi marcado pelo clima de tranquilidade no Sambódromo, onde o Governo do Amazonas montou uma operação especial de segurança. Em toda a cidade, as estatísticas da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) apontam também para redução da ocorrência de crimes.
No comparativo com o primeiro dia de Carnaval em 2012 (16 de fevereiro), o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) apontou, em toda Manaus, no dia 7 de fevereiro deste ano, redução de 56,3% no número de roubos e de 68,8% em furtos; diminuição de 7,4% nas ocorrências de lesão corporal e de 33,3% em homicídios. A exemplo do ano passado, não houve ocorrência de latrocínio e homicídio tentado.
No Sambódromo, o clima foi de alegria e tranquilidade. Segundo o delegado Frederico Mendes, secretário executivo do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), que reúne diversos órgãos do Governo do Estado e Prefeitura envolvidos na estrutura do Carnaval, não houve nenhuma ocorrência de grande relevância no primeiro dia dos desfiles.
A programação do Carnaval 2013 conta com um esquema de segurança reforçado nos seis dias de festejos carnavalescos. Todo o reforço envolve os desfiles das escolas de samba dos Grupos C, A e B, nos dias 7 e 8; as escolas do Grupo Especial, no dia 9; e o Carnaboi, nos dias 11 e 12, todos no Sambódromo. No local e imediações, nestes dias, haverá um contingente de mil policiais, entre civis e militares, 130 bombeiros.
Há ainda na estrutura 120 agentes de trânsito do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) e equipes de profissionais da Secretaria de Estado da Saúde (Susam) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)l, que atuarão na entrada, saída e na parte interior do Centro de Convenções, nos cinco dias de festa.
Primeiro dia de desfiles - O Grêmio Recreativo Escola de Samba (GRES) Vila da Barra, da compensa, zona oeste de Manaus, abriu oficialmente os desfiles das escolas no Sambódromo, na noite desta quinta-feira, 7 de fevereiro. Ao todo, cinco agremiações se apresentaram nesta noite pelo grupo de acesso C.
Nesta sexta-feira, 8, a partir das 21h, mais 13 agremiações se apresentam, agora, pelo grupo de acesso A e B. No sábado (9) é a vez das escolas do grupo especial e, na segunda (11) e terça-feira (12) o calendário de carnaval organizado pelo Governo do Estado encerra com o Carnaboi.
Com o samba enredo "Da vila de sapê às cidades das palhas" e trazendo uma onça gigante no carro abre-alas, a Vila da Barra levou para a avenida a história do bairro da Compensa. Nem a chuva, que foi constante durante quase todo o desfile, não desanimou os brincantes da escola.
"A água revigora as energia. É isso que vai embelezar ainda mais o nosso desfile", disse o presidente da agremiação, Apolo Ferreira. A Vila da Barra se apresentou com 120 brincantes e, assim como todas as escolas do grupo C, briga para voltar ao grupo de acesso B.
Na sequência de apresentações, o GRES Leões do Barão Açu entrou em cena. Com pouco mais de 150 integrantes, a escola fez uma sátira com os vinhos produzidos no Amazonas. "Vinho de patoá, buriti, cupuaçu sou vinho da terra..." enfatizando que cada um deles merece tanto reconhecimento quanto aos vinhos produzidos no sul do país e até em Portugal.
"Nossa escola veio mostrar esse ano que existem muitas riquezas pouco exploradas na Amazônia. Temos certeza de que quem experimentar um desses vinhos vai se apaixonar", acrescentou o carnavalesco da escola, Márcio Costa.
As escolas Império do Mauá, Legião de Bambas e Unidos da Cidade Nova também se apresentaram na disputa por uma vaga do grupo de acesso B.
FOTOS: ALFREDO FERNANDES / AGECOM
0 Comentários
1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.