Manaus adere a programa do Governo Federal para enfrentamento ao crack

Em Destaque
0

O Governo do Amazonas e a Prefeitura de Manaus começaram, nesta terça-feira (5), o processo de  adesão ao programa federal 'Crack, é possível vencer'. Com investimentos e ações na área de prevenção, tratamento médico, combate ao tráfico e reabilitação social, o programa vai ser implantado na capital este ano com o intuito de inibir a expansão do uso e do tráfico da droga na cidade. A circulação do entorpecente ainda é reduzida no Estado. No ano passado, cerca de 90 gramas da droga foram apreendidas em operações policiais, segundo informações da Secretaria de Segurança Pública.

A adesão ao programa é uma estratégia para prevenir quadros como os encontrados em São Paulo e Rio de Janeiro, disse o vice-governador José Melo. "Verificamos que 90% do tratamento do dependente químico é feito na rede básica e essa parceria com o município é fundamental. Apesar de o Amazonas não ter esse problema como nos outros Estados, enfrentamos uma situação que merece cuidados com outras drogas como maconha, cocaína. Ao tempo que vamos nos prevenir para que o crack não chegue aqui como foi nos outros Estados, fortalecemos as ações direcionadas as outras drogas", frisou.

No Amazonas, o atendimento social aos usuários é feito pela Secretaria de Estado de Assistência Social. De acordo com a presidente do Conselho Estadual de Políticas sobreDrogas, Darcy Moreno, não há dados oficiais, mas o uso da droga é descaracterizado da forma tradicional. "Aqui o crack não é usado nos cachimbos. Usam nos cigarros da mesma forma da pasta base, triturando a pedra e inalando juntamente com o cigarro", relatou.

O vice-governador do Estado, o prefeito de Manaus, Arthur Neto, e secretários estaduais e municipais das áreas de Saúde, Educação eSegurança Pública participaram de uma videoconferência, na tarde desta terça-feira, com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campelo, para conhecer as etapas de implantação do programa.

Outras dez cidades da região Norte também serão incorporadas. Em todo o País, o Governo Federal pretende finalizar a adesão de mais 13 Estados, em municípios com mais de 200 mil habitantes. Além de Manaus,Rio Branco (AC), Macapá (AP), Ananindeua, Belém, Marabá e Santarém, no Pará; Porto Velho (RO), Boa Vista (RR) e Palmas (TO) receberão investimentos para a área na região norte.

"Vencer o crack só será possível através dessa parceria entre Governo Federal, Estados e Municípios para o enfrentamento. As ações têm de ser combinadas na prevenção, cuidado e autoridade", comentou Padilha.

Até 2014, a previsão é que sejam aplicados R$ 4 bilhões nas ações de enfrentamento ao crack em todo o País. Para a adesão do programa, o Governo do Estado e a Prefeitura vão formar uma comissão para levantamento e diagnóstico do problema na capital, apontando as necessidades de investimentos e elaborando um plano de atuação.

Entre os investimentos previstos com o programa federal, a prioridade são os consultórios de rua para abordagens de usuários, afirmou o ministro da saúde. Nesse caso, o apoio é no custeio da operação com a liberação de recursos para a contratação de profissionais de saúde e assistência social.

Ainda na área de saúde, serão repassados R$ 78 mil para o custeio mensal e incentivo à reforma e construção dos centros de atendimento psicossocial. Os municípios terão enfermarias especializadas, ganhando mais verbas para manutenção.

As ações prevêem ainda a abertura de unidades de acolhimento dulto e infantojuvenil, núcleo de apoio à saúde da família e atenção básica. Profissionais de saúde e segurança serão qualificados e a prevenção será feita nas escolas e universidades. Também haverá parcerias com ONGs e comunidades terapêuticas para reinserção e ressocialização dos dependentes.

"Vamos atuar também no pós-recuperação com atendimento psicossocial dessas pessoas para prepará-las à vida depois de superado o problema. Vamos oferecer qualificação profissional", comentou Campelo.



FOTOS: CHICO BATATA / AGECOM
Tags

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)