Governo do Amazonas amplia parcerias para reforçar projeto Perdidos e Achados

O Governo do Amazonas, por meio da Ouvidoria Geral do Estado, está reforçando o projeto Perdidos e Achados, serviço que facilita a recuperação de documentos perdidos por parte dos cidadãos. Para ampliar o alcance do projeto, a Ouvidoria está articulando novas parcerias com empresas e órgãos públicos que administrem espaços de grande circulação de pessoas, como shoppings, aeroporto, rodoviária, feiras e hospitais. 

A ideia é ampliar a divulgação e o número de postos de recolhimento de documentos perdidos. O projeto, lançado no dia 17 de agosto, tem como parceiros a Corregedoria de Justiça do Amazonas, Defensoria Pública, Secretarias de Estado de Assistência Social (Seas) e de Segurança (SSP/Instituto de Identificação) e da empresa Processamento de Dados do Amazonas S/A (Prodam). 


Nos meses de agosto e setembro, foram entregues nas unidades do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), por meio do projeto Perdidos e Achados, 1.661 documentos, dos quais 38 foram resgatados. Nesse período, o Disk Cidadão também recebeu 667 ligações de pessoas para consulta sobre documentos perdidos. 

Além de auxiliar o cidadão na recuperação de documentos perdidos, o projeto visa reduzir gastos do Governo para a emissão de documentos. O Estado do Amazonas é um dos únicos do País que não cobra nenhuma taxa para expedir a Carteira de Identidade. Em média, são emitidas oito mil carteiras de identidade por mês, somente 1ª via, e três mil em segunda via.

Cadastramento - Quando o documento é entregue em uma das unidades do PAC, um técnico do Governo do Estado faz um cadastro do documento, que é disponibilizado no site da Ouvidoria Geral (www.ouvidoria.am.gov.br) para consulta, pelo período de 60 dias. A busca deve ser feita pelo nome do titular do documento. A consulta também pode ser feita por meio do Disk Cidadão, no número de telefone 0800 286 2300. Caso não seja resgatado no período de 60 dias, o documento será devolvido ao órgão expedidor.

Resgate do documento – Ao localizar o documento ou pelo site ou pelo Disk Cidadão, o titular deverá comparecer a uma das unidades informadas ou identificadas no site, onde preencherá um formulário e fará a retirada.

Onde entregar e resgatar os documentos:
PAC São José - Alameda Cosme Ferreira - Shopping Uai São José (zona leste);
PAC Cidade Nova – Av. Noel Nutels, 1350, Cidade Nova (zona norte);
PAC Compensa – Av. Brasil, 1325, bairro Compensa (zona oeste);
PAC Porto - Rua Marquês de Santa Cruz, s /nº, Armazém 10 do Porto de Manaus, centro;
PAC Alvorada - Rua Desembargador João Machado, 4922, bairro Planalto (zona centro-oeste);
PAC Educandos –Av. Beira Mar, s/nº, bairro Educandos (zona sul).
Manaus Plaza Shopping – Av. Djalma Batista, n 2
°100, Chapada (zona centro-sul).

Postar um comentário

0 Comentários