O governador Omar Aziz vai receber nesta terça-feira, dia 02 de outubro, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), Marco Antônio Raupp. O encontro será durante um almoço, às 12h30, oferecido pelo governador, na sede do Governo do Amazonas, na avenida Brasil, Compensa II.
O ministro estará em Manaus cumprindo agenda de reuniões com representantes de instituições estaduais ligadas à sua pasta. O primeiro compromisso é às 8h, no Instituto de Pesquisas da Amazônia (Inpa), na avenida André Araújo, onde, às 10h, participa da solenidade de lançamento da Rede Acadêmica Brasileira (Rede Ipê). Logo após, às 11h15, o ministro concede entrevista coletiva à imprensa.
Ainda pela manhã, às 11h40, Raupp inaugura três novos prédios do Inpa, no Campus V8. Após almoço com o governador, às 12h30, o ministro completa agenda com o Inpa, com a inauguração, às 14h, do Biotério do instituto, no Distrito Industrial, seguido de uma visita, às14h50, à Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi), também no Distrito Industrial.
A vinda do ministro ao Estado atendeu ao convite feito pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (SECTI-AM) e presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I, Odenildo Sena. Entre os destaques da agenda em Manaus, está a reunião com representantes de instituições estaduais de referência, que apresentarão iniciativas de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) em andamento, no início da manhã (8h), na sede do Inpa.
"O ministro Raupp possui identificação com a região, desde quando era presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), por isso, a sua vinda é de grande relevância, pois abre novas possibilidades dele (o ministro) fazer acontecer ações voltadas à Amazônia", disse o secretário de CT&I do Estado.
Odenildo Sena ressalta que, além das atividades a serem anunciadas pelo ministro durante a sua visita, outras ações estratégicas para a região estão sendo lideradas pelo MCTI. Um dos destaques é o projeto de implantação de parques tecnológicos na Amazônia, cujo estudo foi feito pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), vinculado do ministério.
Outra medida é a elaboração do plano de ação regional na área de Ciência, Tecnologia e Inovação, que está sendo chamado de Plano Norte de CT&I. O plano será financiado pelo ministério e produzido com base nas demandas e potencialidades dos Estados da região Norte. O documento compreenderá metas e estratégias a serem alcançadas com base em uma perspectiva de 30 anos. "Trata-se de um plano ousado, que poderá se transformar em uma política de Estado, de maneira a contribuir para o avanço das ações na área", afirma Sena. Segundo ele, o plano foi idealizado pelos Conselhos Nacionais de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti) e das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).
Agenda do ministro
Às 10h, no Auditório da Ciência (Inpa), o ministro Raupp participará do lançamento da nova capacidade de operação da rede acadêmica nacional (mais conhecida como Rede Ipê), com ampliação da velocidade agregada à rede do estado de 200 Mb para 1 Gb/s.
A ampliação da capacidade do Ponto de Presença (PoP) da rede elevará o nível de qualidade da Internet acadêmica no Amazonas. Com isso, serão beneficiadas atividades de pesquisa, ciência, tecnologia, educação superior e cultura. O projeto é coordenado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Além do ministro de CT&I, também participarão do evento a diretora executiva da Embratel para o Centro, Norte e Nordeste, Maria Teresa Lima, o diretor-geral da RNP, Nelson Simões, o titular da SECTI-AM, Odenildo Sena, e o diretor do Inpa, Adalberto Luis Val.
Durante o evento, o ministro anunciará a entrega do Centro de Dados (datacenter), que propiciará a criação de infraestrutura de cloud computing (computação em nuvem) da internet acadêmica brasileira. O projeto também é gerenciado pela RNP, sendo resultado de parceria firmada, no ano passado, entre o MCTI e a empresa chinesa de componentes eletrônicos Huawei, responsável pela doação do equipamento.
O equipamento possibilitará o compartilhamento de dados de instituições públicas ligadas ao ensino e pesquisa na Amazônia. Além disso, deve complementar a capacidade da rede multigigabit nacional, gerenciada e operacionalizada pela RNP. Integrado ao centro de dados de Manaus, também haverá outro em Recife. Os dois terão capacidade para armazenar cerca de quatro petabytes de dados, o equivalente a quatro milhões de gigabytes – ou a capacidade de 850 mil discos de DVD.
Inauguração do Biotério do Inpa
Também durante a visita, o ministro irá inaugurar o Biotério do Inpa, às 14h10. Os biotérios são laboratórios que fornecem animais com estado genético e sanitário adequados para experimentação nas ciências biomédicas. O Biotério do Inpa contempla toda tecnologia de ponta, integração de sistemas, equipamentos e estrutura adequada para realizar criação e experimentação, construído de acordo com o padrão internacional. Dessa forma, todos os conceitos adotados no Biotério foram feitos a partir de normativas americanas, visto que o Brasil não possui normativas para construção de Biotérios.
A última atividade prevista é uma visita à Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi).
Entrevista Coletiva
Às 11h15, o ministro Marco Antônio Raupp concederá entrevista coletiva para a imprensa amazonense, no próprio Inpa.
Fonte: CIÊNCIAemPAUTA/SECTI-AM
Agência de Comunicação do Amazonas
(92) 3303 8372 / (92) 3303 8368
www.amazonas.am.gov.br
http://twitter.com/governoamazonas
http://youtube.com/governodoamazonas
0 Comentários
1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.