O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Seas) e a Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), promove, a partir desta terça-feira, 26 de junho, até a sexta-feira, 29 de junho, das 8h às 17h, no porto da Manaus Moderna e no aeroporto internacional Eduardo Gomes, uma ação que integra a Campanha de Combate à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes.
O objetivo é conscientizar a população sobre os riscos que grandes aglomerações de pessoas causam às crianças e adolescentes tendo em vista a realização do Festival Folclórico de Parintins. A ação segue orientação do governador Omar Aziz de desenvolvimento de mais atividades voltadas para a proteção de crianças e adolescentes por parte das secretarias estaduais.
Levantamento recente da Organização das Nações Unidas (ONU) destaca que a exploração sexual só perde em lucratividade para o tráfico de drogas e o contrabando de armas. Neste ano, a campanha reforça a divulgação da Lei Federal nº 11.577/07, que obriga donos de bares, restaurantes, hoteis, motéis e agência de modelos, a afixarem, em locais visíveis, os cartazes com informações sobre o Disque 100, serviço gratuito da Secretaria Nacional de Direitos Humanos (SDH), e 181 do Governo do Estado.
Durante o período de 26 a 29 de junho, técnicos e estagiários do Departamento de Proteção Social Especial (DPSE), de Proteção Social Básica (DPSB), do projeto Ame a Vida, todos coordenados pela Seas, e também, a Amazonastur com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), Conselho Tutelar, projeto Previne da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Capitania dos Portos e Polícia Militar, estarão no porto da Manaus Moderna (próximo ao posto da PM) e no aeroporto internacional Eduardo Gomes distribuindo folders informativos, ventarolas e bandanas da campanha contendo informações sobre como combater a violência sexual de crianças e adolescentes e o trabalho infantil e também como denunciar esses casos através do disque 100 ou 181. Ao todo serão 110 colaboradores envolvidos no procedimento.
A secretária titular da Seas, Regina Fernandes, e a presidente da Amazonastur, Oreni Braga, explicam que a ação em Manaus é uma extensão do trabalho que estará sendo realizado em Parintins. "Com o objetivo de conscientizar um número ainda maior de pessoas que possivelmente estejam indo participar da festa, faremos essas distribuições de materiais em Manaus e eventos similares também em Itacoatiara, Maués, Barreirinha e Nhamundá. E tudo isso além da programação que já está prevista para ocorrer em Parintins ao longo do Festival", disse Fernandes.
"Queremos alertar aquele turista mal intencionado que essa prática é crime e que se ele cometer vai sofrer as penalidades cabíveis dentro da Legislação Brasileira", afirmou a presidente da Amazonastur, Oreni Braga.
0 Comentários
1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.