Apostando em novas ferramentas tecnológicas, o Governo do Amazonas desenvolveu um aplicativo para aparelhos eletrônicos tablet e smartphone que reúne mais de 100 livros digitais e que dispõe de informações sobre programação cultural e eventos mantidos pela Secretaria de Estado da Cultura. A novidade foi lançada durante a 1ª Bienal do Livro do Amazonas, que ocorre até domingo (6), no Studio 5 Centro de Convenções.
A inovação foi encomendada pelo governador Omar Aziz com o objetivo de popularizar, por meio de aparelhos eletrônicos que estão tomando conta do mercado de comunicação, a política cultural implementada pelo Governo do Estado. O aplicativo foi desenvolvido pela empresa amazonense Tap 4 Mobile, instalada no condomínio de incubadoras de empresas do Centro de Incubação e Desenvolvimento Empresarial (Cide).
No estande da Secretaria de Cultura na Bienal, três aparelhos tablet interligados a telões apresentam o aplicativo ao público. O manuseio é livre e a curiosidade inevitável. Em meio à riqueza e diversidade das publicações de editoras de todo o país, a tecnologia enche os olhos de crianças e adultos. "Gostei muito. Dá para a gente entender e saber das coisas. Quando eu vi, pedi logo para o meu pai para a gente dar uma olhada", disse a estudante Paloma Oliveira, 10.
Além dos mais de 100 títulos de e-books entre obras raras e livros sobre a região amazônica publicados com apoio do Governo, o aplicativo também traz o guia da programação cultural do mês, um mapa dos espaços de visitação como teatros, centros culturais e bibliotecas, o histórico dos lugares e o contato para mais informações.
Para a universitária Fabiane Melo, a linguagem é atual e desperta o interesse. Funciona também como um estímulo à leitura porque facilita o acesso aos livros e permite acompanhar as obras durante um trajeto de ônibus. "É muito interessante. Uma criatividade e tanto botar isso a disposição das pessoas. A gente sabe que o mundo está cada vez mais tecnológico. Com o livro assim, é mais fácil ler".
O aplicativo é gratuito e pode ser baixado diretamente das lojas virtuais dos aparelhos. A primeira versão do aplicativo está disponível apenas para tablets. A nova versão, que será lançada até o final deste ano, será disponível para smartphones, ganhará em interatividade e terá tradução para o inglês. "Esta primeira versão focou estrategicamente no conteúdo. A próxima, que já estamos estudando, contará com interatividade maior, integrando com rádio e TV, o que vai permitir a divulgação de vídeos especiais de divulgação da Secretaria de Cultura", adianta o diretor geral da Tap 4 Mobile, André Tapajós.
A cada 15 dias, as informações que alimentam o aplicativo são atualizadas. Com isso, o usuário pode conhecer, em primeira mão, as novidades da agenda cultural, as notícias sobre os eventos e abertura de cursos oferecidos na área artística pela Secretaria de Cultura. Até o final do ano, outros 200 livros serão incorporados ao acervo virtual.
"É uma ação com a linguagem moderna, da moda, e possui forte apelo turístico. As pessoas que eventualmente não tenham acesso a outro tipo de mídia de comunicação poderão conhecer nossas ações com maior facilidade, pelo telefone. É um diálogo mais direto com o público, o que interessa de maneira substantiva para a política cultural, estimula a formação de plateia, a geração de oportunidade e renda na área cultural e a satisfação dos artistas", pontuou o secretário de Cultura do Amazonas, Robério Braga.
FOTOS: ALFREDO FERNANDES
0 Comments:
Postar um comentário
1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.