COARI DECRETA ESTADO DE EMERGÊNCIA DEVIDO A CHEIA



A Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Coari confirmou que o município está sob decreto de estado de emergência. O Decreto Municipal que declarou a Situação de Emergência foi assinado pelo Prefeito de Coari no dia 13 de Abril de 2012, dada a rápida elevação do nível das águas do Lago de Coari. O Decreto tem validade de 90 (noventa) dias, podendo ser prorrogado por mais 90 (noventa).

VEJA O CONTEÚDO DO DECRETO AQUI 

De acordo com o relatório da Defesa Civil, no dia 27 de março deste ano, o Lago de Coari media 15m,65cm, 65cm a menos que a cota de suporte do Município de Coari, que é de 16m,30cm. Na ocasião, o nível do Lago de Coari estava 1m,82cm abaixo da enchente de 2009, quando o município registrou marca histórica de 17m,47cm.



a Zona Rural é a área mais afetada pela cheia em Coari. Já são mais de 4 mil famílias que, direta ou indiretamente estão sendo atingidas só na Zona Rural. A previsão é de que até a primeira quinzena de junho, quando as águas devem começar a baixar, 90% das 208 comunidades e as mais de 16 localidades das áreas de várzea sofram com as consequências da subida das águas, nos rios, lagos e igarapés de Coari, o que também, deve resultar na paralisação de 84 escolas, causando transtornos para 4.290 alunos, conforme dados da Secretaria Municipal de Educação-SEMED. Além disso, centros comunitários, casas e plantações de hortaliças e fibras (juta e malva) já foram invadidas e prejudicadas pela enchente.

Na Zona Urbana, as margens dos igarapés são as áreas mais atingidas. Bairros como: Espírito Santo, Duque de Caxias, Urucu, União, Vila Progresso, Chagas Aguiar, Amazonino Mendes, Itamarati, Pêra, Santa Helena, Tauá-Mirim e Centro da cidade já estão com casas submersas.

Postar um comentário

3 Comentários

  1. O mais interessante e' quando se decretar estado de emeergencia, hoje e comemorado um aniversaria no clube que e' alugado para prefeitura (CIEX). Eu queria saber senhor walten costa tem como explicar isso?

    ResponderExcluir
  2. Coari, ja entro em estado de emergencia a meses, só agora que o prefeito decretou, rsrsrs Hoo coari, só qui mesmo !!!

    ResponderExcluir
  3. A cidade cresce e as via plúvias não acompanha o crescimento. Vê se lá no japão não tem diversas medidas tomadas e em funcionamento para evitar ao maximo qlq tipo de enchentes.


    Camille Almeida

    ResponderExcluir

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.