CHEIA JÁ ATINGE FAMÍLIAS NA ZONA URBANA DE COARI


O nível das águas do Rio Solimões e Lago de Coari já estão atingindo os moradores da zona urbana de Coari. As famílias que moram na área próxima à orla dos igarapés e lago já sentem o efeito da enchente. Essas imagens foram feitas ontem, na Rua Moisés Bezerra, no Bairro Chagas Aguiar, atrás da Escola Estadual Iracy Leitão.



O poder público municipal providenciou um trapiche para que as pessoas pudessem se locomover, pois a rua já está totalmente submersa. Muitas famílias que moram nesta região certamente terão que sair para abrigo provisórios se a subida da água continuar na mesma intensidade por uma semana. O trapiche construído, apesar de resolver uma parte do problema ainda continua oferecendo perigo para crianças e idosos, uma vez que não há uma proteção nas laterais. Uma queda de sobre o trapiche representa um perigo iminente para centenas de crianças que passam por alí para irem à escola.

Nos últimos dias o volume de água do rio Solimões aumentou, segundo dados oficiais. A subida fora do normal das águas neste ano é uma realidade em todos os rios da Bacia Amazônica e já se aproxima de marca histórica. O nível do rio Solimões, em Tabatinga (fronteira com o Peru e Colômbia), atingiu nesta segunda-feira a marca de 13,59 m. Faltam apenas 23 cm para bater a maior cheia, registrada em 1999 (com 13,82 m), segundo o site Aquidauna News. O mesmo site informa que é cedo para afirmar que os rios terão enchentes antecipadas. Normalmente, o pico da enchente é no mês de junho. Nos mais de cem anos que o Porto de Manaus monitora a subidas das águas diariamente, só aconteceu cheia antecipada nos meses de maio.

VEJA MAIS IMAGENS DO LOCAL:


Postar um comentário

0 Comentários