Com o objetivo de ampliar a capacitação de pessoal para a realização de produções cinematográficas no Amazonas, o Governo do Estado firmou parceria com a Universidade Cândido Mendes, do Rio de Janeiro, para realização de cursos de especialização na área, a partir do próximo ano, e criou grupo para formatar um curso de Cinema a ser oferecido pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), conforme anunciado pelo governador Omar Aziz.
"A ideia do Governo do Amazonas é contribuir para a indústria cinematográfica com produções locais de alta qualidade", disse o secretário estadual de Cultura, Robério Braga, ao anunciar os novos cursos na noite de quinta-feira, 3 de novembro, durante a abertura do 8º Amazonas Film Festival, no Teatro Amazonas.
De acordo com Robério, a qualificação de mão de obra vai permitir atrair investimentos nacionais e internacionais na produção de filmes no Amazonas, fortalecendo o Estado como um polo de produção cinematográfica e ampliando a visibilidade que o Amazonas Film Festival tem conquistado nos últimos anos.
"Um exemplo da importância do festival no Amazonas está o lançamento do filme Xingu no nosso festival. Os produtores já tinham recebido convite para o lançamento nos festivais do Rio de Janeiro e São Paulo, mas foi o Amazonas quem teve a honra de lançá-lo mundialmente', ressaltou Robério ao se referir a exibição exclusiva, na abertura do festival de cinema amazonense, do filme Xingu, dirigido por Cao Hamburguer e produzido por Fernando Meirelles, Andrea Barata Ribeiro e Bel Berlinck.
Para o cineasta Fernando Meirelles, a decisão de lançar o filme no Estado é resultado do próprio enredo do longa-metragem, que aborda questões como a nova legislação ambiental e os conflitos no entorno da usina hidrelétrica de Belo Monte, que está sendo construída no rio Xingu, no Pará. "As raízes do filme, bem como elenco, tem muito mais a ver com o contexto amazônico. Para mim é uma honra lançar meu filme aqui", disse Meirelles.
Festival - A 8ª edição do Festival apresenta oito longas-metragens e 25 curtas-metragens em mostras competitivas que reúnem produções do Amazonas, do Brasil e do exterior.
A mostra competitiva internacional de longa-metragem terá oito filmes inéditos no circuito comercial do país, dos quais o Brasil contribui com três títulos: "Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios", de Beto Brant e Renato Ciasca; "O Carteiro", de Reginaldo Faria; e "Os Últimos Cangaceiros", de Wolney Oliveira. Urso de Ouro no festival de Berlim e representante do Irã na categoria filme estrangeiro do Oscar 2012, o longa "A Separation", de Asghar Farhadi, está entre os concorrentes. "El Estudiante", de Santiago Mitre, representa a Argentina. Da França, será exibido "Late Bloomers", de Julie Gavras. "La source Des Femmes", de Radu Mihaileanu, é uma coprodução da Bélgica, Itália, Marrocos e França. Reino Unido, Estados Unidos e Quênia trazem "The First Grader", de Justin Chadwick.
A mostra competitiva de curta-metragem Brasil contará com 16 títulos. Já a mostra competitiva de curta-metragem Amazonas apresentará uma seleção composta por nove filmes amazonenses. Um júri internacional será responsável por julgar os filmes participantes nas seguintes categorias: melhor filme, melhor diretor, melhor ator, melhor atriz, melhor roteiro e melhor fotografia. Os títulos concorrentes também contarão com o voto do público. Os vencedores receberão o troféu "Voo na Floresta". Mais informações no site http://www.amazonasfilmfestival.com.br/pt/index.jsp.
Graduação em cinema - Um Termo de Cooperação Técnica (TCC), assinado na última quinta-feira (3), entre o reitor da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), José Aldemir de Oliveira, e secretário estadual de Cultura, Robério Braga, vai reunir representantes do setor acadêmico e cineastas da região para discutir a formatação de um curso de graduação em Cinema, com expectativa de ser oferecido pela UEA em 2013.
FOTOS: ROBERTO CARLOS
0 Comentários
1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.