O Natal deve animar a economia local em novembro/dezembro, ou, pelo menos, alegrar as crianças, quando perguntado quanto o entrevistado pretende gastar com o presente para o natal, 2,9% dos 400 entrevistados pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas declararam que pretendem gastar até R$ 50,00, sendo que a maioria (20,5%) pretende gastar entre R$ 101,00 e R$ 200,00. Observou-se ainda que 2,9% dos consumidores pretendem gastar mais de R$ 1.000,00 com os presentes Natalinos.
Quando perguntado ao consumidor se o mesmo pretendia comprar algo específico para o período natalino, onde 308/400 (77,0%) responderam afirmativamente, sendo que destes, 6,8% pretendem comprar brinquedos, 6,5% roupas, 2,6% celular, 2,3% bicicleta, 1,9% calçados e 53,2% ainda não sabem o que comprar.
Com a chegada do fim de ano, foi solicitado aos entrevistados que respondessem como pretendem gastar o 13º salário, onde a maioria (72,6%) respondeu que pretende pagar suas dívidas.
O local onde os consumidores costumam fazer compras, a preferência de 61,8% dos entrevistados continua sendo o centro da cidade. Entretanto, 20,0% preferem fazer suas compras em shoppings e 18,2% no comércio do bairro onde moram.
Quando perguntados sobre os fatores que influenciam na escolha do local de compras, 48,8% dos consumidores apontaram os preços, seguidos da variedade de produtos (32,5%), variedade de lojas (29,0%), promoções (23,8%), localização (16,0%), climatização (9,3%), segurança (7,5%), e estacionamento com 2,8% .
Em suas compras, os consumidores utilizam a modalidade “A Dinheiro ou Débito Automático” como principal forma de pagamento (62,5%), já os pagamentos por meio do cartão de crédito representaram 37,5% do total Em anexo segue a pesquisa com mais informações.
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