Governo do Amazonas reforça parceria com Governo da Alemanha

Em Destaque
0
O governador do Amazonas, Omar Aziz, recebe, nesta sexta-feira, 16 de setembro, o ministro federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento da Alemanha, Dirk Niebel, que está em visita ao Estado desde o dia 14 deste mês. Participam do encontro, na sede do Governo Estadual, na avenida Brasil, 3.925, bairro Compensa II, zona oeste da cidade, a secretária de Estado do Meio Ambiente, Nádia Ferreira, e a comitiva que acompanha o ministro, formada por 30 pessoas, entre representantes de instituições de fomento e cooperação da Alemanha, organizações ambientais, empresários e parlamentares.

O ministro alemão e a comitiva estão em visita ao Amazonas como parte do processo de negociação de cooperações técnico-financeiras entre o Brasil e a Alemanha. O governo alemão tem grande interesse em projetos de conservação das florestas tropicais do Brasil, o que coloca o Amazonas em posição vantajosa em acordos de cooperação. Por conta desse diferencial, a agência de cooperação alemã Giz ( Deutsche Gesellschaft für internationale Zusammenarbeit) apoia técnica e financeiramente projetos como o 'Corredores Ecológicos', na região central da Amazônia, e o Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), ambos direcionados a ações em unidades de conservação federais e estaduais.

Durante o encontro na sede do Governo Estadual, a secretária da SDS, Nádia Ferreira, vai apresentar os resultados da parceria entre os governos da Alemanha e do Amazonas, que já contabiliza 20 anos.
Em Manaus, desde o último dia 14, o ministro e sua comitiva cumpriram uma extensa agenda de atividades, que envolveu visita à Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro; sobrevoo nos Parques Nacionais Anavilhanas, Jaú e Resex Rio Unini; e visita à Fundação Almerinda Malaquias (FAM), em Novo Airão, para conhecer peças artesanais fabricadas a partir do aproveitamento de madeira local.

A Alemanha foi o 14º país para o qual o Amazonas mais exportou em 2010, cerca de US$ 7,7 milhões. Em relação às importações, no mesmo ano, o país foi 7º principal fornecedor do Amazonas, totalizando mais de US$ 237 milhões em mercadorias importadas. No Polo Industrial de Manaus, estão instaladas cerca de 14 empresas alemãs, respondendo por cerca de 4,3% dos investimentos no polo.

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)