Governo do Amazonas reforça parceria com Governo da Alemanha

O governador do Amazonas, Omar Aziz, recebe, nesta sexta-feira, 16 de setembro, o ministro federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento da Alemanha, Dirk Niebel, que está em visita ao Estado desde o dia 14 deste mês. Participam do encontro, na sede do Governo Estadual, na avenida Brasil, 3.925, bairro Compensa II, zona oeste da cidade, a secretária de Estado do Meio Ambiente, Nádia Ferreira, e a comitiva que acompanha o ministro, formada por 30 pessoas, entre representantes de instituições de fomento e cooperação da Alemanha, organizações ambientais, empresários e parlamentares.

O ministro alemão e a comitiva estão em visita ao Amazonas como parte do processo de negociação de cooperações técnico-financeiras entre o Brasil e a Alemanha. O governo alemão tem grande interesse em projetos de conservação das florestas tropicais do Brasil, o que coloca o Amazonas em posição vantajosa em acordos de cooperação. Por conta desse diferencial, a agência de cooperação alemã Giz ( Deutsche Gesellschaft für internationale Zusammenarbeit) apoia técnica e financeiramente projetos como o 'Corredores Ecológicos', na região central da Amazônia, e o Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), ambos direcionados a ações em unidades de conservação federais e estaduais.

Durante o encontro na sede do Governo Estadual, a secretária da SDS, Nádia Ferreira, vai apresentar os resultados da parceria entre os governos da Alemanha e do Amazonas, que já contabiliza 20 anos.
Em Manaus, desde o último dia 14, o ministro e sua comitiva cumpriram uma extensa agenda de atividades, que envolveu visita à Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro; sobrevoo nos Parques Nacionais Anavilhanas, Jaú e Resex Rio Unini; e visita à Fundação Almerinda Malaquias (FAM), em Novo Airão, para conhecer peças artesanais fabricadas a partir do aproveitamento de madeira local.

A Alemanha foi o 14º país para o qual o Amazonas mais exportou em 2010, cerca de US$ 7,7 milhões. Em relação às importações, no mesmo ano, o país foi 7º principal fornecedor do Amazonas, totalizando mais de US$ 237 milhões em mercadorias importadas. No Polo Industrial de Manaus, estão instaladas cerca de 14 empresas alemãs, respondendo por cerca de 4,3% dos investimentos no polo.

Postar um comentário

0 Comentários