Ministro do Desenvolvimento assegura apoio à atratividade da Zona Franca de Manaus

Em Destaque
0
                O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Fernando Pimentel, assegurou ao governador Omar Aziz e à bancada de parlamentares do Amazonas, na manhã desta quarta-feira (1º), que vai dar apoio técnico e político na análise das emendas do Estado que serão apresentadas à Medida Provisória (MP) 534, que desonera a produção de tablets no Brasil.  Na reunião com o ministro também foi discutido o impacto da concorrência chinesa nos segmentos de motocicletas e condicionadores de ar split do Polo Industrial de Manaus (PIM).

                Participaram do encontro com Fernando Pimentel, além de Omar Aziz e a superintendente da Zona Franca de Manaus, Flávia Grosso, os deputados Silas Câmara, Francisco Praciano, Sabino Castelo Branco, Rebecca Garcia, Átila Lins, Carlos Souza e Henrique Oliveira, e os senadores Eduardo Braga, Vanessa Grazziotin e João Pedro.  O ministro reafirmou, durante a reunião, o entendimento da presidenta Dilma Rousseff de que o Amazonas não deve perder empregos e atratividade em razão da MP 534.

                Fernando Pimentel destacou o secretário executivo adjunto do Ministério, Ricardo Chesse, para acompanhar o andamento das emendas no Senado Federal e na Câmara dos Deputados. O ministro admitiu que houve uma falha na MP ao não definir "uma fronteira do que é tablet e o que é TV" e disse que essa questão poderá ser "corrigida no processo legislativo", no qual assegurou manter apoio político.

                Invasão chinesa - O governador, a bancada de parlamentares e a superintendente da Suframa também alertaram ao ministro sobre os prejuízos que a importação, principalmente de produtos chineses, poderá trazer para a indústria nacional e o PIM. De acordo com levantamento da equipe técnica do governo estadual, as principais ameaças são com relação às motocicletas abaixo de 250 cilindradas, cuja produção chinesa está invadindo o mercado brasileiro, e os condicionadores de ar split. Nesse último, os importados já dominam cerca de 60% das vendas nacionais, o que também prejudica o polo de injeção plástica do PIM, que produz gabinete para o produto.

                Fernando Pimentel se comprometeu em realizar uma reunião emergencial entre as equipes da Secretaria Estadual de Fazenda e o Ministério da Fazenda para discutir uma solução para a competitividade do PIM para os dois produtos. Para Omar Aziz, mais do que garantir empregos na Zona Franca de Manaus, a adoção de medidas que salvaguardem a competitividade das motocicletas e splits representa, em última análise, proteger a indústria nacional.

                Ainda nesta quarta-feira, Omar Aziz se reúne com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para tratar de projetos na área de Segurança Pública, e com o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloízio Mercadante, para também discutir compensações aos impactos da Medida Provisória 534 no PIM.
   



Fotos: Alex Pazuello /AGECOM

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)