Durante o mês de junho, 60 comunidades do município de Apuí serão beneficiadas com o plantio de 12 mil mudas de castanha-do-Brasil clonadas, que foram adquiridas pelo presidente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), Edimar Vizolli, e entregues à Unidade Local do órgão para serem distribuídas aos agricultores familiares assistidos pelo Instituto. A castanha-do-Brasil, antes conhecida como castanha-do-Pará, é cada vez mais valorizada no mercado por seu alto valor nutritivo e sua relação com a conservação ambiental.
A iniciativa dessa ação é do Governo do Estado por meio da Secretaria de Produção Rural (Sepror) e do Idam e visa incentivar a regularização fundiária e ambiental do município, disse o presidente Edimar Vizolli. "O Idam está preocupado em preservar e reflorestar diversas áreas na cidade e no interior. Nosso objetivo é contribuir com o equilíbrio entre o homem e a natureza, melhorando, desta forma, com a qualidade de vida da população", disse.
O trabalho desenvolvido pelo Idam vai iniciar com orientações aos pequenos agricultores e pecuaristas da região que receberão as mudas. Em seguida será feita a preparação da área e, consequentemente, o plantio. O processo exige disciplina para que os resultados sejam positivos. Toda a ação será acompanhada pelos técnicos da Unidade.
Para o gerente da Unidade Local do Idam, Paulo Soares, a ação vai envolver principalmente, propriedades localizadas em Áreas de Preservação Permanentes (APP). "As mudas serão distribuídas aos agricultores que têm interesse em enriquecer suas propriedades e iniciar o processo de legalização ambiental", afirmou.
0 Comentários
1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.