Governo do Amazonas fecha parceria com a Moto Honda para novo centro de educação de trânsito


         O Governo do Amazonas fechou parceria com a Moto Honda para utilização do Centro Educacional de Trânsito da empresa (CETH). O espaço, em construção na Colônia Japonesa, zona Centro Sul, será usado pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) para capacitação de instrutores e realização de cursos diversos, dentre os quais o que vai preparar os policiais militares para o programa Ronda do Bairro.
         A parceria foi anunciada na manhã desta quarta-feira pelo governador Omar Aziz e a direção da multinacional, por ocasião do lançamento da pedra fundamental do CETH.  Também estavam presentes no evento o prefeito Amazonino Mendes, o  presidente mundial da Honda, Takanobu Ito, o presidente da Honda Brasil e América do Sul, Sho Minekawa e a diretora-presidente do Detran-AM, Mônica Melo. A inauguração do CETH está prevista para novembro deste ano, data da comemoração dos 40 anos da Honda no país. "É uma parceria importante que demonstra o respeito e a confiança da Honda na Zona Franca", elogiou o governador.
         Segundo Omar Aziz, além de formação de instrutores, o novo centro será fundamental para a capacitação dos policiais militares que vão atuar no programa Ronda do Bairro, voltado para a segurança pública de Manaus. O programa prevê para cada área de três quilômetros quadrados da cidade uma viatura quatro rodas e duas motocicletas fazendo a ronda 24 horas por dia. "Vamos precisar, inicialmente, formar cerca de 400 policiais condutores para a capital e posteriormente para o interior", disse o governador.
         Com investimento total de R$ 10 milhões, o espaço, a ser construído em uma área de 402.000 m2, na Colônia Japonesa, próxima ao Conjunto Petros, constará de um Centro de Educação de Trânsito, voltado para a difusão das técnicas de pilotagem com segurança na região, e de um Centro de Treinamento e Serviços (CTS), que oferecerá treinamento e capacitação aos técnicos e mecânicos da rede de concessionárias da Honda.
          Segundo o Sho Minekawa, a Honda possui dois CTS no Brasil - em Recife e São Paulo. É para lá que os profissionais da Moto Honda são enviados quando necessitam fazer capacitação. Quando estiver funcionando, o centro de treinamento de Manaus vai atender profissionais das concessionárias da Honda no Norte e parte do Centro-Oeste.  "Vamos poder qualificar a nossa mão de obra em Manaus, além de contribuir para uma convivência mais harmoniosa no trânsito da cidade", disse Menekawa.

         O governador Omar Aziz demonstrou satisfação com o investimento da Honda e disse que decisões como esta só ajudam a consolidar o polo de duas rodas de Manaus, que já é o quarto maior produtor de motocicletas do mundo. "É uma satisfação ver que esta indústria continua acreditando na economia do Brasil e do nosso Estado. A Moto Honda produz aqui em média 1,5 milhão de unidades por ano. Ajudou a consolidar em Manaus um polo de componentes do setor, gerando emprego e renda para o povo".
 
         Segundo o governador, o polo de duas rodas vai se fortalecer ainda mais com a instalação de uma fábrica de pneus de motocicletas, o que vai exigir aumento da produção de borracha. O Governo do Estado vai reforçar o incentivo à produção para garantir a demanda da nova fábrica, que será de cerca de 3 mil toneladas ano. O Amazonas produz, em média, mil toneladas ano. "É possível aumentar a produção, porque o preço do produto vale a pena. Temos financiamento do Governo Federal, subsídio do Estado e das prefeituras. Precisamos melhorar a tecnologia, dando novas condições aos seringueiros, porque a técnica de coleta ainda é a mesma de 300 anos atrás".






Fotos: Alfredo Fernandes / AGECOM


Postar um comentário

0 Comentários