Professores têm até amanhã para se inscrever ao cargo de diretores da UEA



A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) informa que as inscrições dos candidatos a ocupar o cargo de diretor em uma das seis unidades da capital foram prorrogadas até esta quarta-feira, dia 24 de novembro. A escolha dos novos gestores será por meio de votação direta e secreta e não mais por indicação política, como vinha acontecendo ao longo dos nove anos de existência da instituição. A decisão pelo processo democrático é um compromisso de campanha do Governador do Estado, Omar Aziz, pleiteada pelo corpo docente e acadêmico da UEA.

Podem se inscrever ao cargo de diretor todos os professores efetivos nas suas respectivas unidades e podem votar os acadêmicos, professores e servidores técnicos administrativos. Os novos gestores ocuparão o cargo por dois anos e passada a primeira fase de implantação da gestão participativa, o reitor da universidade, José Aldemir de Oliveira, espera ampliar o processo de eleição na instituição.

“Em 2011, a UEA comemora dez anos e vamos fazer uma avaliação do que fizemos e, principalmente, o faremos nos próximos anos, de maneira que a sociedade amazonense tenha participação efetiva na escolha dos cursos que as unidades devem oferecer, na escolha dos dirigentes, inclusive das unidades do interior”, disse o reitor.

A eleição dos diretores da capital acontecerá no dia 13de dezembro nas unidades. A votação acontece no horário de expediente do local de votação. “Nas unidades que funcionam à noite as urnas estarão à disposição dos eleitores até às 21 horas”. Segundo o reitor, ainda no dia 13 de dezembro, acontecerá a apuração dos votos e, uma vez concluída, os escolhidos serão encaminhados ao Governador Omar Aziz. Os novos gestores ocuparão o cargo em janeiro de 2011.


Processo democrático


Para o presidente do Sindicato dos Professores da UEA, o professor Ricardo Serudo, a gestão participativa atenderá um dos pré requisitos do exercício da democrática, que é a alternância de poder. “Com o voto diretor e secreto, os gestores são eleitos pela própria comunidade acadêmica, o que acarreta um comprometimento muito maior em atender as demandas”. O professor acredita ainda que o momento de mudança dá início ao processo de consolidação da universidade como propulsora do desenvolvimento no Estado do Amazonas.

“O Governador tem sido parceiro a todos os movimentos que surgiram antes mesmo do processo eleitoral. Ele está cumprindo com as promessas que ele fez à comissão, como a votação para diretores e agora o restaurante universitário que já está na Comissão Geral de Licitação”, afirma a representante dos estudantes na Comissão Geral de Eleição da UEA, Girlândia Batista.


DANIEL MACIEL
BLOG COARI EM DESTAQUE

Postar um comentário

0 Comentários