Ministro da Saúde visita o Amazonas para discutir controle da dengue‏

Em Destaque
0
O governador Omar Aziz e o secretário de estado da Saúde, Wilson Alecrim, recebem no próxima terça-feira (16), o ministro da Saúde, José Gomes Temporão. O objetivo da visita é discutir o reforço nas estratégias de mobilização para o combate da dengue no Amazonas, considerado pelo Ministério da Saúde um dos dez estados brasileiros de alto risco para uma epidemia da doença.

Segundo Wilson Alecrim, Temporão solicitou que a Secretaria de Estado da Saúde convoque os diversos segmentos envolvidos com o trabalho de prevenção e controle da dengue para uma reunião de trabalho. Fazem parte do grupo as secretarias estaduais e municipais de educação, saúde, infraestrutura, defesa civil, meio ambiente e os prefeitos e secretários municipais dos municípios amazonenses prioritários para o combate à doença – Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Borba, Coari, Humaitá, Iranduba, Itacoatiara,
Manacapuru, Manaus, Novo Airão, Parintins, Presidente Figueiredo, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga e Tefé.

De acordo com o Ministério da Saúde, José Gomes Temporão visitará todos os estados com alto risco para dengue no período de 15 a 19 de novembro, como parte da sua agenda de prioridade política. As visitas, ainda segundo o Ministério, têm o objetivo de somar esforços com estados e municípios e consolidar o processo de mobilização da sociedade no combate à dengue.

Vulnerável 

O critério utilizado pelo Governo Federal para definir o Amazonas como de muito alto risco para a dengue levou em conta avulnerabilidade da população principalmente aos sorotipos 1 e 3, que não produziram epidemia nos últimos anos, o que significa que grande parte da população está suscetível à doença (a imunidade só é adquirida após o contato com o vírus). Também foram considerados a densidade populacional da capital, os critérios ambientais, como cobertura de abastecimento de água e coleta de lixo, e os índices de infestação do mosquito identificados por meio do LIRAa (Levantamento Rápido de Infestação por Aedes aegypti. O secretário Wilson Alecrim informa a circulação do sorotipo 4 da dengue, no
estado vizinho de Roraima, apesar de não ter sido utilizada como critério pelo Ministério da Saúde, é vista pela Secretaria como mais um fator de risco.

Apesar de estar na lista anual de estados com risco elevado para dengue, o Amazonas não registra epidemia da doença desde 2001. “Isso se deve ao trabalho de prevenção feito na capital e no interior do Estado, que agora também está em alerta, uma vez que a dengue já chegou a vários municípios”, diz Wilson Alecrim.

O Plano de Controle da Doença para 2011 já está pronto e uma campanha de esclarecimento sobre a doença, com medidas de prevenção, já está em fase de desenvolvimento pelo Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Manaus. A campanha será lançada no dia 20 de novembro. A data marca, este
ano, o Dia D de Combate à Dengue em todo o país. Além da capital, o Governo estadual irá veicular mensagens publicitárias em rádio, TV, folhetos e cartazes, nos 61 municípios do interior, com reforço nos 15 municípios prioritários.


DANIEL MACIEL
BLOG COARI EM DESTAQUE
Tags

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)