O governador Omar Aziz anunciou novidades na política cultural do Amazonas, a partir do ano que vem, entre elas a criação de um curso de cinema na Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a promoção de duas bienais, uma de livro e outra de artes plásticas. O anuncio foi feito durante a entrega dos prêmios do 7º Amazonas Film Festival, no Teatro Amazonas, na noite de quinta-feira, diante de uma plateia tomada por artistas locais, nacionais e estrangeiros.
“Eu tenho um compromisso forte com as pessoas. Como governador, quero dar oportunidade, principalmente aos jovens e já está provado que a indústria cultural gera emprego e renda”, disse Omar, ao ressaltar que hoje cerca de 42 mil alunos da rede estadual de educação praticam algum tipo de arte por meio do programa Jovem Cidadão. “Tem muito aluno da rede pública aprendendo a tocar um instrumento musical”, declarou Omar, ao ressaltar que a meta de seu governo é ampliar de 120 mil para 200 mil o número de participantes do Jovem Cidadão, que será levado para todos os municípios do interior.
Ao entregar o troféu de melhor filme do festival – o longa “Winter’s Bone”, de Debra Granik – Omar disse que vai continuar fortalecendo o cinema no Estado. “Temos os melhores cenários do mundo”. Ele ressaltou que o Festival de Cinema do Amazonas já é o segundo maior do Brasil, tendo recebido este ano mais de 330 inscrições, boa parte dela produção local, principalmente do interior do Estado. “O número de inscrição foi três vezes maior que o ano passado. Já é o segundo maior festival no Brasil e nossa intenção é continuar promovendo o evento que já faz parte do calendário cultural do Amazonas”.
O governador também lembrou que o Amazonas é um dos poucos que tem um calendário cultural organizado pelo Governo do Estado, que inicia com Festival de Opera, depois o de Jazz, o Festival de Parintins, o Festival de Cinema e fecha o ano com o Concerto de Natal, um dos eventos com a maior concentração de artistas já registrados.
Artistas locais e de fora ressaltaram a importância da realização do Festival de Cinema do Amazonas. “Estamos passando por um processo de formação de profissionais para o fortalecimento do cinema amazonense. Nesse processo, do qual o festival faz parte, também acontecem várias oficinas, cursos e vamos ter a faculdade de cinema. Eu acho que é um grande começo”, ressaltou o cineasta amazonense Junior Rodrigues, vencedor do Prêmio do Juri na categoria Melhor Curta Digital Brasil, com o filme “Uayaná – Lágrimas de Veneno”.
A atriz Rosa Maria Murtinho ressaltou a importância dada pelo poder público ao evento. “O governador e o secretário Robério Braga demonstraram ter uma ligação muito forte com a cultura. Eles vêm prestigiar e isso é maravilhoso, porque demonstra compromisso”.
O diretor de cinema Carlos Manga, presidente de honra do festival, se emocionou ao falar da homenagem recebida. “Nunca fui tratado com tanto respeito nesses vários anos de carreira. Já estive em festival internacional no mundo inteiro, mas aqui as pessoas tem um respeito pelo trabalho da gente que impressiona”.
Vencedores do 7° Amazonas Film Festival
· Melhor Curta-Metragem 35 milímetros Amazonas
“Ser ou Não Ser” – Leonardo Costa
· Melhor Curta-Metragem Digital Amazonas
“Rock que o Brasil Não viu” – Bosco Leão / Caio de Biasi
· Prêmio Especial do Júri – Curta-Metragem Digital Amzonas
“Contra-Fluxo” – Valdemir de Oliveira
“Perdido” – Zeudi Souza
· Público – Melhor Curta Digital Brasil
“ Uayná – Lágrimas de veneno” – Júnior Rodrigues
· Prêmio de Júri Especial Curta-Metragem Brasil
“Recife Frio” – Direção de Kleber Mendonça Filho
· Júri Popular de Longa-Metragem
“Habana Eva” – Fina Torres (Venezuela/Cuba)
· Prêmio Menção Honrosa
“Luz nas Trevas, a volta Bandida da Luz Vermelha” –Ícaro C. Martins, helena Ignez
· Melhor Roteiro
“Las Buenas Hierbas” – Maria Novaro (México)
· Melhor Atriz
“Úrsula Prumeda” - Las Buenas Hierbas
· Melhor Ator
“Igor Cotrim” – Elvis e Madonna
· Melhor Direção
“Aftershock” – Feng Xiaogang
· Prêmio Especial do Júri de Longa-Metragem – Melhor Filme
“Lixo Extraordinário” – Lucy Walker (Brasil)
· Melhor Longa-Metragem
“Winter’s Bone” – Debra Granik (U.S.A)
DANIEL MACIEL
BLOG COARI EM DESTAQUE
0 Comentários
1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.