O bailarino Mikhail Baryshnikov despede-se da turnê pelo Brasil dançando na noite desta segunda-feira, 15, às 19h, para jovens bailarinos amazonenses no Teatro Amazonas. O espetáculo "Três solos e um dueto" será ofertado pelo governador Omar Aziz, gratuitamente, a cerca de 200 bailarinos e estudantes dos cursos de dança do Liceu de Arte e Ofícios Cláudio Santoro e do Projeto Jovem Cidadão, ambos projetos desenvolvidos pelo Governo do Amazonas. Segundo Omar, que também estará na platéia, esta iniciativa oferece um espetáculo de rara beleza e grandiosidade. "Nosso objetivo é estimular futuros talentos e, ao mesmo tempo, abrir novas perspectivas para os artistas amazonenses" , salienta o governador.
Baryshnikov fez duas apresentações no Teatro Amazonas. Na estréia, domingo, 14, à noite um público de mais de 700 pessoas assistiu a apresentação do maior bailarino do mundo ao lado da bailarina Ana Laguna. O espetáculo "Três solos e um dueto" é uma realização do Governo do Amazonas em parceria com o Baryshnikov Arts Center, e marca o encerramento da turnê sul-americana da grande estrela, que já passou por cinco capitais brasileiras.
Dividido em quatro partes e com quase uma hora e meia de duração, o espetáculo tem como temática central o relacionamento de um casal na idade madura. Segundo o próprio Baryshnikov, a apresentação não é um exemplo de cenografia, mas um relato, um acervo dos elementos que acumulou ao longo de sua vida. São momentos doces e amargos que evidenciam o conflito entre a alma do bailarino e as limitações de seu corpo.
Master class com Azari Plisetsky
A parceria entre o Governo do Estado e a Baryshnikov Arts Center, além dos dois espetáculos esgotados no Teatro Amazonas, incluiu uma aula gratuita com um dos integrantes da equipe da produção do bailarino, o coreógrafo russo Azari Plisetsky, no último sábado, 13, na Casa da Cultura. A master class reuniu cerca de 50 alunos e professores de dança do Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro, do Corpo de Dança do Amazonas (CDA) e da Associação dos Profissionais de Dança do Amazonas (Aprodam).
Durante a ocasião, os participantes tiveram oportunidade de trocar experiências com Plisetsky, bem como orientações quanto à aplicação de técnicas de balé clássico e moderno. "Nosso propósito é trazer nossa experiência e promover o maior interesse pela arte do balé. Os bailarinos amazonenses responderam muito bem aos exercícios que passei durante a aula, o que me impressionou bastante" , observou.
0 Comentários
1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.