Amazonas vai participar do "Vira dão Esportivo 2010" nos dias 13 e 14 de novembro‏

O Governo do Estado do Amazonas, através da Secretaria de Estado da Juventude Desporto e Lazer (Sejel) realizam nos dias 13 e 14 de novembro o “Viradão Esportivo 2010”. Com apoio do Ministério do Esporte o evento é organizado pela central Única das Favelas-Cufa e pretende mobilizar cerca de 20 milhões de pessoas em todo o Brasil. Na sua primeira edição mais de 16 milhões de brasileiros foram envolvidos nas mais diversas atividades esportivas despertando a consciência sobre a necessidade de se praticar exercícios físicos. O objetivo principal, segundo a CUFA, é mobilizar em 2010 um maior número de pessoas em todos os estados da federação, estimulando e reforçando de forma responsável essa concepção da prática de esportes no território nacional.

O calendário do Estado do Amazonas será composto por atividades e competições já em andamento como os Jogos do Servidor Público do Amazonas-Jospam/2010, Programa Galera Nota 10, Amazonas na Copa, Projeto Bom de Bola, entre outros. Atividades esportivas serão desenvolvidas também nos centros de Convivência da Família da Cidade Nova, ARAR-Mutirão e Centro de Convivência do Idoso de Aparecida.

Segundo o secretário de Esportes, Júlio César Soares, essa é uma oportunidade de mobilizarmos um número significativo de participantes destacando sempre que se faz necessário a prática de alguma atividade esportiva no dia a dia de cada um. “Estaremos empenhados em mobilizar um grande número de pessoas nos dias 13 e 14 deste mês, mostrando a força do Amazonas no esporte. Vale qualquer modalidade, desde o futebol, vôlei, ginástica, hidroginástica, judô, boxe, tênis de mesa, enfim qualquer atividade física. Vamos promover e incentivar atividades nos bairros, no Prosamim e em diversos lugares onde poderemos atuar. Faremos uma grande festa em prol do esporte e da saúde de todos nós”, comentou.

O evento este ano tem como tema principal a Educação e está sob a coordenação geral da Central Única das Favelas, a CUFA – que é uma organização sólida, reconhecida nacionalmente pelas esferas políticas, sociais, esportivas e culturais. Foi criada a partir da união entre jovens de várias favelas do Rio de Janeiro – principalmente negros – que buscavam espaços para expressarem suas atitudes, questionamentos ou simplesmente sua vontade de viver.

Através de uma linguagem própria, a CUFA pretende ampliar suas formas e possibilidades de expressão e alcance. Assim, vai difundindo a conscientização das camadas desprivilegiadas da população com oficinas de capacitação profissional, entre outras atividades, que elevam a auto-estima da periferia quando levam conhecimento a ela, oferecendo-lhe novas perspectivas.


DANIEL MACIEL
BLOG COARI EM DESTAQUE

Postar um comentário

0 Comentários