Primeiro mineiro é resgatado no Chile


Depois de passar 68 dias a 622 metros de profundidade, Florencio Ávalos chega bem à superfície

O primeiro dos 33 mineiros presos da mina San José, em Copiapó, no Chile, chegou à superfície por volta da 0h10 desta quarta-feira. Florencio Avalos, de 31 anos, foi resgatado com sucesso pela cápsula Fênix. Ele levou 15 minutos para subir à superfície.

Ao sair, de óculos escuros e uniform especial, abraçou a mulher longamente. O filho do mineiro o esperava, chorando. No momento em que a cápsula trazendo Ávalos apareceu, todos que acompanhavam o resgate no local aplaudiram muito e soltaram balões.

O presidente chileno, Sebástian Piñera, acompanhou todo o resgate e discursou depois que Florencio Ávalos foi resgatado. "Quando o Chile se une, somos capazes de grandes coisas", afirmou. "Quero convidar a todos os chilenos que tenham esse compromisso não apenas nas adversidades".

Os outros trabalhadores permanecem no local, a 622 metros de profundidade, à espera do resgate, acompanhados pelo paramédico Manuel González.

Resgate

Após uma série de testes, a cápsula foi colocada no túnel em direção aos trabalhadores por volta das 23h20 de terça-feira. O paramédico Gonzáles levou 16 minutos para chegar ao refúgio onde estão os trabalhadores.

Segundo o site do jornal "La Tercera", os próximos da lista serão Mario Sepúlveda Espinace, Juan Illanes Palma e Carlos Mamani Soliz.

Eles são considerados os quatro mineiros com melhor estado de saúde e também os mais ágeis - assim, poderiam reagir a qualquer imprevisto. Os dez mineiros mais debilitados deixarão a mina a partir da quinta retirada. Em seguida, vão até a superfície os trabalhadores mais fortes - a ideia é que eles ajudem os trabalhos no refúgio. Após o resgate, as vítimas serão levadas ao Hospital Regional de Copiapó em helicópteros ou ambulâncias.

O presidente chileno acompanhou de perto a entrada do profissional no túnel. Muitas palmas foram ouvidas quando a cápsula seguiu em direção ao refúgio. Ao ver o equipamento descer, Piñera fez o sinal da cruz e permaneceu no local. As equipes que trabalham no local cantaram o hino nacional chileno, acompanhadas das famílias dos mineiros, que estão no acampamento.

Antes, a cápsula havia entrado no túnel de resgate e percorrido cerca de 65 metros. No momento em que a Fênix foi colocada no túnel, integrantes da equipe de resgate bateram palmas e cantaram "vamos, vamos mineiros, que esta noite vamos tirá-los daí".

Para o resgate, cada um dos trabalhadores recebeu um kit com macacão, jaqueta, manta, meias e roupas de baixo, além de um cinto especial para que pudessem ser monitorados pela equipe e um aparelho de computador que registra frequência cardíaca e sanguínea e pressão arterial. O traje, que tem a cor verde e o nome de cada mineiro bordado, foi confeccionado no Chile com material importado que absorve umidade e transpiração.

VEJA MAIS DETALHE NO SITE DE ORIGEM


DANIEL MACIEL
BLOG COARI EM DESTAQUE

Postar um comentário

0 Comentários