A palestra e a Oficina são atividades que conciliam o interesse do IPAAM em prestigiar, pela sétima vez, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e, ao mesmo tempo, atender a solicitação da secretária municipal de meio ambiente e turismo do Careiro da Várzea, Maria Lúcia da Costa e Costa, para a realização destas atividades no Município.
A Secretária disse que a Oficina já está apresentando resultados. "Os dois objetivos com a realização da Oficina são a redução da quantidade de garrafas PET lançadas no lixão ou espalhadas pelas comunidades rurais e a utilização das mesmas como matéria prima para a confecção de artesanatos que possam contribuir para a melhoria da renda das famílias que integram o Bolsa Família ou estejam em vulnerabilidade social no Município. Considerando que cada um dos 30 participantes utilizam 56 garrafas para a confecção dos objetos, temos aí 1.680 garrafas a menos em lugares impróprios", comentou ela.
A atividade está sendo ministrada pelas técnicas da gerência de educação ambiental do Ipaam, Edna Costa e Vandete, No Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Ilocalizado na Sede II do Careiro da Várzea (Km 13). Antecedendo a Oficina, os participantes recebem informações sobre os cuidados com o lixo e a reciclagem e o reaproveitamento de resíduos. Após palestra é que partem para a confecção das bolsas e guirlandas natalinas de garrafa PET. A Oficina será encerrada hoje (19/10), completando uma carga horária de 16 horas/aula.
Os produtos confeccionados poderão ser vendidos na Feira do Porto das Balsas por onde transitam moradores do Careiro e turistas, conforme disse a secretária de meio ambiente e turismo.
Na Oficina estão representantes de dez Distritos do Careiro da Várzea - Terra Nova, Marimba, Curupá, Paraná, Autaz Mirim, Cambixe, Curari Grande, Curarizinho, Sede I e Sede II. "Cada um dos participantes será um multiplicador na zona rural", afirmou a secretária.
Com a Oficina, o Ipaam aproxima a 7a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do interior na categoria 'Portas Abertas'. "Na questão ambiental, a arte também é um caminho que conduz ao conhecimento científico. Ao falarmos sobre reaproveitamento e reciclagem dos resíduos, estamos abordando muitas informações de natureza científica", comentaram as monitoras do Ipaam.
O Ipaam programou outras atividades na 7ª Semana de Ciência e Tecnologia. De 21 a 23, estará com a sua Biblioteca Móvel na Estação Ciência do Clube do Trabalhador, das 9h30 às 17h00. Além disso, estará compondo o estande institucional da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (SDS) e promovendo a Oficina "Aplicação do GPS no dia a dia e nas questões ambientais", no dia 21, das 14h30 às 15h30, também no espaço Estação Ciência.
O que é a SNCT
"Ciência para o Desenvolvimento Sustentável". É este o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) deste ano que tem a finalidade de despertar reflexões acerca da consciência ambiental em todo o Brasil. Coordenada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, a SNCT 2010 comemora sua 7ª edição, sendo promovida desde 2004. No Amazonas a Semana é coordenada pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect).
O objetivo da 7ª edição da Semana é mobilizar a população, em especial os jovens, a se envolver com assuntos e atividades em torno da ciência e da tecnologia. Para tanto, são utilizadas visitações em instituições de pesquisa e ensino, jornadas de iniciação científica, tendas da ciência em praças públicas, concursos, oficinas, palestras, feiras de ciências, dentre outros.
A SNCT 2010, que tem por símbolo deste ano a sumaúma ou samaúma (árvore de grande porte da Amazônia considerada "mãe-das-árvores" pelos indígenas), vai ocorrer entre os dias 18 a 24 de outubro. Para maiores esclarecimentos ou envio de sugestões, está disponível o correio eletrônico semanact@mct.gov.br.
0 Comentários
1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.