PT entra no Supremo contra exigência de dois documentos para votar

A jornalista Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo, anunciou que "o diretório nacional do PT entrou com uma ação direta de inconstitucionalidade no STF (Supremo Tribunal Federal) contra a lei que exige dois documentos (título de eleitor e outro documento oficial com foto) para que o eleitor vote no dia 3 de outubro". A alegação dos petistas é o temor que a exigência faça aumentar a abstenção nas eleições deste ano.

Eu já estava surpreso de ninguém ter tomado esta atitude antes. Está claro e evidente que apesar de todos os esforços por parte da justiça eleitoral para que os eleitores esquecidos tomem as providências para não ficar sem votar, mas infelizmente, a quantidade de pessoas que perdem documentos ou simplesmente esquecem é muito grande. E por conta disto, tenhamos certeza que muitos deixarão de votar, por este simples detalhe: ou vão esquecer o título ou vão esquecer a identidade.

Particulamente me surpreendeu a mudança na lei eleitoral para este ano, em um país continental onde há grande dificuldade de acessos para a retirada de documentação. A intenção de evitar fraudes é boa, mas entre a intenção e o prejuízo por haver muitos que simplesmente desistirão de votar por causa deste detalhe, era preferível manter o regimento anterior e após as eleições promover uma campanha no sentido de promover a identificação do eleitor. Por falar em identificar, com a facilidade tecnologica existente, não seria nada demais pedir que o título eleitoral viesse com foto. Seria?


DANIEL MACIEL
BLOG COARI EM DESTAQUE

Postar um comentário

0 Comentários