O candidato ao Governo pela coligação Avança Amazonas, Omar Aziz, anunciou durante comício em Carauari (788 km em linha reta de Manaus), como uma de suas propostas de campanha, a construção, em cada calha de rio, de um hospital de referência. Outra meta anunciada na passagem de Omar, Eduardo Braga pela calha do Juruá foram os projetos de Prosamim para o interior.
Sobre o hospital a ser construído em seu futuro governo em Carauari, Omar disse que a unidade será referência para os municípios do Juruá e Itamarati, na calha do Juruá. A proposta faz parte do Programa de Expansão da Rede de Saúde do Interior, que iniciou na administração de Eduardo Braga com a construção de 29 novas unidades e vem sendo continuado por Omar no Governo. “Os hospitais vão oferecer atendimento de Média Complexidade, com médicos especialistas e com a capacidade de grande resolução. Assim, as pessoas não precisarão deslocar-se até Manaus”, detalhou o candidato.
A respeito do projeto de levar o Prosamin para o interior, Omar explicou que a proposta inicial é levar o programa a 10 municípios. “Os projetos já estão em andamento. O de Maués é o que está mais adiantado, pois já tem carta consulta sendo avaliada pelo Banco Mundial (Bird)”, disse o candidato.
Na área de educação, as metas são a construção de um Centro de Educação de Tempo Integral (CETI) e a entrega de computadores para os professores da Rede Municipal, a exemplo do que já aconteceu com os professores da rede estadual.
As obras de infraestrutura que já estão em andamento com a recuperação do complexo viário serão ampliadas, incluindo a pavimentação da Estrada do Gavião até o porto, uma reivindicação antiga da população de Carauari, que segundo Omar será iniciada tão logo o porto fique pronto.
O ex-governador Eduardo Braga destacou os avanços dos municípios do Juruá no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), fruto dos investimentos em projetos para a melhoria da Educação, a exemplo do Ensino Médio a Distância, a partir da implantação de salas de aula desse modelo em todas as comunidades. Na Resex do Juruá, também são destaque os programas Bolsa Floresta e Zona Franca Verde e os incentivos ao desenvolvimento sustentável. Carauarai já produziu mais de 10 mil carteiras, vendidas para escolas das redes Estadual e Municipal, a partir do Programa de Regionalização de Móveis Escolares (PREME).
0 Comentários
1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.