Iniciativas de sucesso como o Programa Zona Franca Verde serão apresentados pelo Estado do Amazonas na próxima reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que tem início no próximo domingo e segue até dia 30, em Natal Rio Grande do Norte.
O estande do Amazonas, coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect), ocupará um espaço de 96 m2, com a participação de instituições governamentais, de ensino, pesquisa e institutos tecnológicos como a UEA, Suframa, Seduc, SDS/IPAAM, Amazonastur, SENAI e Instituto Nokia de Tecnologia.
Também estarão presentes representantes da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), integrando o estande do Conselho Nacional das FAPs (Confap) e do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), compondo o estande do Ministério de Ciência e Tecnologia.
Durante a 62ª Reunião Anual da SBPC, no campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, será possível conhecer pesquisas, produtos e tecnologias desenvolvidas por instituições envolvidas no setor de ciência, tecnologia e inovação (C,T&I) brasileiras. A exibição faz parte da ExpoT&C – uma mostra de ciência, tecnologia e inovação (C,T&I) que integra as atividades do maior evento científico do País.
A exposição reunirá 120 expositores, entre universidades, institutos de pesquisa, agências de fomento e órgãos governamentais, além de outras organizações de todo o País, interessadas em apresentar novas tecnologias, produtos e serviços. Entre elas estarão o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep); o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); o Ministério da Educação (MEC); e a Marinha do Brasil.
“A ExpoT&C é uma vitrine do que está sendo feito nas grandes universidades e centros de pesquisa do Brasil em termos de pesquisa, desenvolvimento, educação e inovação”, afirma a coordenadora do evento, Simone Santana Franco. “Ela está se fortalecendo, a cada ano, como uma exposição sênior de projetos de pesquisa e desenvolvimento realizados por instituições de C&T consolidadas no panorama nacional”, avalia.
Os expositores da mostra ocuparão uma área de 6 mil m2, em tendas climatizadas, que estarão localizadas no estacionamento do campus da UFRN, ao lado do campo de futebol. A expectativa dos organizadores é que cinco mil pessoas visitem diariamente a exposição, que será aberta ao público em geral e inaugurada oficialmente no dia 26 de julho, às 9h30, pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende. A mostra poderá ser visitada até 30 de julho das 10h00 às 19h00.
Sobre o evento:
A ExpoT&C integra as atividades da Reunião Anual da SBPC – um dos maiores eventos científicos do Brasil. Realizado desde 1948, com a participação de autoridades, gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia (C&T) e representantes de sociedades científicas, o evento é um importante meio de difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um fórum de debate de políticas públicas em C&T.
Além da programação científica (conferências, simpósios, mesas-redondas etc), são realizados diversos eventos paralelos, a exemplo da ExpoT&C, da SBPC Cultural (atividades artísticas regionais) e da SBPC Jovem (atividades voltadas para estudantes do ensino básico e para o público infanto-juvenil).
O evento reúne milhares de pessoas, entre cientistas, professores e estudantes de todos os níveis, e profissionais de diversas áreas. Em todas as edições, o público circulante tem sido superior a 10 mil pessoas. No ano passado, a reunião foi realizada em Manaus.
0 Comentários
1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.