Área verde desmatada é evidência de crime ambiental.
O impacto ambiental foi maior por no desmatamento
oram utilizadas máquianas pesadas
Área desmatada sem estudo de impacto ambiental.
Outra extremidade do desmatamento
já saíndo na Estrada Coari-Itapéua.
Uma área entre as estradas Coari-Mamiá e Coari-Itapéua no município de Coari, está sendo devastada e desmatada sem o menor escrúpulo. As máquinas já fizeram um grande estrago, conforme mostram as fotografias tiradas à dois dias. Segundo informações extra-oficiais o desmatamento da área está ocorrendo sem a autorização do IPAAM e muito menos do IBAMA para a construção de uma vicinal que vai ligar as duas estradas antes citadas. Ocorre que nenhum estudo de impacto ambiental foi feito e não há como mensurar as proporções que este desmatamento está tomando. Sem dúvida as propórções são grandes segundo as imagens.
O mais alarmante de tudo é que a prefeitura de Coari e os órgãos ambientais do município têm conhecimento do assunto e não se manifestam. A denúncia de que o trabalho no local estaria sendo feito por uma empresa ligada a um vereador ou que a terra seria propriedade de um vereador de Coari que teria vendido o local para a prefeitura, torna o caso mais escândaloso. No caminho devastado pelas máquinas, árvores frutíferas, animais silvestres, fontes de água e outros aspectos do ecossistema estão sendo literalmente atropelados e dizimados.
O que estas imagens mostram vai na contra-mão da política ambiental adotada pelo governo do Estado e pelo Governo Federal. Hoje, o que se busca são alternativas contra o demastamento e até mesmo a redução dos índices deste crime ambiental. O governo municipal, se não tem nada a ver com este crime ambiental deveria se manifestar e acionar os órgãos competentes para a punição dos envolvidos. É necessário medidas drásticas para evitar que crimes desta monta continuem acontecendo na Região Amazônica.
8 Comentários
Boa noite Sr. Daniel,
ResponderExcluirGostaria que vc comentá-se quem desmatou também o terreno atrás do conjunto da CEAM...é uma vergonha...
cade o tal Ministerio Publico de COARI
ResponderExcluirMINISTÉRIO PÚBLICO? EM COARI? E TEM ISSO AQUI? ONDE FICA? NO FORUM? TEM NÃO! AQUI NÃO TEM JUSTIÇA,NÃO TEM POLÍCIA,AQUI QUEM MANDA,É O DINHEIRO PÚBLICO.É ELE PAGA TODOS E TUDO!
ResponderExcluirCaro Daniel, faça um documentário (ou artigo) sobre as dragas que usurpam areias do Lago de Coari, semana passada vi uma cena comum mas chocante: uma draga estava ha uns 100 metros da praia sugando areia.
ResponderExcluirEu tenho certeza que o IPAAM não autorizaria essa atividade, haja visto que agora já dá pra ver o grau de sedimentação em frente a cidade devido a erosão em retirada da areia.
...
Nada contra sua matéria, que por sinal tem meu apoio. Sò queria que pensasse um pouco neste problema, que é de todos nós coarienses, porque já não há mais praias como antes, apenas lama está restando e gigantescas clateras no leito do lago.
Abçs!
Acho muito importante que seja observado essas questões ambientais, mas há de se observar também a importância desta grande obra.
ResponderExcluirAMIGO DANIEL. QUERO TE PARABENIZAR PELO BELO TRABALHO QUE VC VEM DESEMPENHANDO A FRENTE DESSE BLOG,E NO SEU PROGRAMA DE RÁDIO.
ResponderExcluirESSA MATÉRIA É DE MUITA IMPORTÂNCIA PARA NÓS QUE MORAMOS EM COARI E NO AMAZONAS,E VEMOS QUE TEM ALGUEM COMO VC QUE SE PREOCUPA COM O MEIO AMBIENTE E NOSSA CIDADE EM GERAL.
E QUANDO VEM DESSE VEREADOR,JA SABEMOS QUE ELE É ACOSTUMADO A DESMATAR,TIRAR AREIA E MATAR ANIMAIS SILVESTRES. ESSE CARA TEM QUE PAGAR POR SEUS CRIMES, JA TA PASSANDO DA HORA.
PARABÉNS DANIEL POR TUDO QUE VC TEM FEITO POR COARI. UM ABRAÇO
O ENGRAÇADO É QUE ESSE VEREADOR É PRESIDENTE DA COMIÇÃO DE MEIO AMBIENTE. COLOCÁRAM ELE NO LUGAR ERRADO. GOSTEI DA MATÉRIA DANIEL
ResponderExcluirtodo povo tem os governantes que merecem pois eles os escolhem, a kra do Arnaldo nao nega que ele é incompetente mais o quiseram e o elegeram, agora esperem até 2012. e vê se acertam.
ResponderExcluirfalta vergonha na kra dos eleitores do Amazonas. vejam as pesquisas paras as eleiçoes estaduais e me digam se estou errado.
1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.