MANAUS - O site www.amazon-indians.org alega vender fotos e vídeos com imagens de indígenas do Vale do Javari, no extremo norte do Amazonas, para "ajudar os nativos". A organização União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja) nega receber essa doação e entrou com representação no Ministério Público Federal para proibir a comercialização das imagens.
No site, há imagens de rituais dos povos matis, marubo e mayuruna. "Há várias pessoas que vão até a aldeia e tiram fotos, mas não autorizamos publicações em sites, revistas, jornais ou muito menos a comercialização", afirmou o diretor da Univaja, Eliésio Vargas, da etnia marubo.
Vargas disse que soube do site há duas semanas, quando recebeu um alerta na internet com o nome dos povos indígenas sendo usado na rede. "Não sabemos desde quando o site está no ar", disse. Segundo ele, que conhece todos os indígenas das fotos, alguns se lembram de terem sido fotografados entre 2006 e 2007 por um estrangeiro que esteve nas aldeias.
0 Comments:
Postar um comentário
1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.