SOLIDÃO E VAZIO


Estar só, sentir-se sozinho, ser isolado do grupo, afastado pela necessidade de não se ver cercado por ninguém. Uma escolha para alguns, uma espécie de retiro espiritual para outros, um tédio, uma doença e até um mal. Eis a solidão que se apresenta nas suas multiformes maneiras e manifestações.

Alguns dizem que Sarney ficará na solidão, empurrado para o limbo por conta da crise no senado, mas não é desta solidão que falo. Talvez a solidão de Michael Jackson, com muito dinheiro, fama e fãs, mas isolado do mundo depois das denúncias de pedofilia, das quais mais tarde foi inocentado pelo júri. O aspecto mais severo da solidão, no entanto, se revela na velhice, para 15% de idosos recentemente entrevistados o maior problema da velhice é a solidão (ESTUDO LOGEVIDADE BRASIL). Nada mais cruel, do que terminar os dias de vida loge dos filhos, netos e familiares, estando internado em um asilo ou abrigo. A solidão não é via de regra para os idosos, muitos jovens e até crianças estão envolvidos por este sentimento de estar só, sem amigos com quem compartilhar sentimentos e prazeres. Em Portugal um projeto nesta área começa a sem implementado, é o Projeto "Dialogar para combater a solidão" (DN PORTUGAL). Na verdade, no nome do projeto pode está a solução para muitos solitários, sair de seu mundo para dialogar com outras pessoas.

Alguém já disse: "A sensação de vazio e a solidão andam juntas"(Maria Clara L Machão). E nem sempre deve ser assim. Nós, homens pós modernos precisamos ficar sós para refletir e meditar, parando o ritmo louco do mundo. Está só não quer dizer exatamente ser solitário. O vazio poder ser preenchido pela essência de atitudes que serão frutos da reflexão do ser.

Postar um comentário

0 Comentários