SITE DE COARI ALERTA: FURTOS NA UFAM

Difícil de acreditar é, mas o campus do Instituto de Saúde e Biociências, da Universidade Federal do Amazonas (ISB/Ufam) está sendo alvo de roubos de equipamentos eletro-eletrônicos e, o que é pior, os próprios alunos estão destruindo os livros da biblioteca acadêmica. As polícias Civil, em Coari, e Federal, em Manaus, já receberam a denúncia.

Engana-se quem pensa que por ser uma instituição federal de ensino superior não haja problemas, dessa natureza, em sua rotina educacional. Procurada pela reportagem, o diretor do ISB/Ufam, professor Paulo Jacob São Thiago, confirmou que este ano já sumiram dois aparelhos de datashow, três roteadores e um aparelho de DVD, durante o período de aula. Para evitar esses problemas, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifam), 39 câmeras de vídeo atuam em tempo real, em todo o espaço físico da escola.

Na biblioteca da Ifes, outro grande problema para a comunidade universitária. Livros adquiridos recentemente estão em péssimo estado de conservação. A bibliotecária Josiane Marinho Moraes até desenvolveu um pequeno manual de manutenção e conservação dos livros (veja abaixo). “É egoísmo de alguns alunos que só pensam em si e esquecem que outros colegas precisam dos livros e dos equipamentos”, reage a acadêmica Márcia Patrícia Brito Barreto, do 6° período de Biologia/Química.

“Foi por volta das 15h30 de um dia normal de aula”, acrescenta o diretor, que não arrisca apontar o culpado ou os culpados pelo saque ao patrimônio público federal. Além de registrar um Boletim de Ocorrência (B.O) na 10ª Delegacia Regional de Polícia Civil, a direção do campus enviou comunicado à Superintendência Regional da Polícia Federal, com sede em Manaus, por ser a Ufam um órgão público federal.

Os roteadores estavam instalados em um dos blocos de salas de aula e laboratórios e serviam para distribuir, sem fio, o sinal de internet para que os alunos e professores pudessem acessar a “grande rede” mundial de computadores. Por causa do furto, alunos e professores estão impossibilitados de usufruírem do serviço de internet naquela área do campus, que vai instalar no segundo semestre deste ano, 150 novos computadores.

A preocupação da direção do ISB, de professores, dos técnicos administrativos e de alunos aumenta à medida que se aproxima a chegada de 479 itens de equipamentos que a instituição já licitou a compra e, entre eles estão instrumentos caríssimos e de extrema necessidade de uso nos laboratórios, como microscópios digitais e câmeras de vídeo para acoplar nos microscópios, além de muitos outros instrumentos para compor os laboratórios.

LEIA A MATÉRIA COMPLETA AQUI

Postar um comentário

0 Comentários