Por coincidência, a cota do rio Negro, é idêntica a registrada no dia 11 de maio de 1953, ou seja, 28,95m. Assim como em 1953, ano em que foi registrada a cheia histórica no Amazonas, ontem a cota do rio Negro alcançou 28,95 centímetros, cinco centímetros a mais da cota de emergência que é de 28,90 cm.
Desde o último sábado (9), conforme o Serviço Geológico Brasileiro (CPRM), a cota de emergência do rio já tinha sido superada, quando o nível do rio Negro alcançou 28,91 centímetros. Em 1953, o rio Negro atingiu a cota máxima de 29,69 cm.
O terceiro alerta emitido pelo CPRM será divulgado no dia 31 deste mês. Na ocasião, o nível do rio Negro e os demais rios que compõem a bacia hidrográfica amazônica terão seus níveis divulgados, bem como devem ser feitas projeções para o próximo mês. No primeiro alerta, emitido em 30 de abril, o CPRM divulgou que o rio Negro subiu cerca de 3 centímetros por dia, subida semelhante ao que tem sido registrado no mês corrente.
Conforme o superintendente regional do CPRM, Marco Antônio Oliveira, os resultados dos monitoramentos estão sendo encaminhados para Defesa Civil do Estado e do Município, e para o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) com antecedência de 75, 45 e 15 dias da previsão da máxima cheia do rio Negro, que costumeiramente ocorre em meados de junho.
De acordo com Marco Antônio, à medida que se aproxima o mês de junho as previsões de cheia se tornam mais precisas, em especial após o segundo alerta de cheia que possibilita 87% de certeza quanto ao nível de cheia para junho. Segundo o superintendente, para 2009 a previsão é de que o rio Negro alcance entre 29,25 cm e 29,95m, o que seria a maior cheia do século.
MICHELE GOUVÊA
Especial para o EM TEMPO
michelegouvea@emtempo.com.br
1 Comentários
Olá,
ResponderExcluirEstá disponível um mapeamento colaborativo para informações das enchentes que atingiram centenas de municípios do Norte e Nordeste.
O Mapa das Chuvas serve como fonte de informação e mobilização: http://maps.google.com.br/maps/ms?hl=pt-BR&gl=br&ie=UTF8&oe=UTF8&msa=0&msid=100374662664139959415.00046968c8cd6a4596eb6
Matéria do Global Voice cita no mapa na lista de ações de ciberativismo ligado a mudanças climáticas: http://globalvoicesonline.org/2009/05/11/brazil-when-climate-change-meets-cyber-activism/
Quem quiser colaborar com as informações basta seguir as dicas de edição disponíveis na página.
Este é um convite para essa experiência de colaboraçao informativa.
abraços
Sarita Bastos
Jornalista
São Luís - Maranhão
1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.