CIÊNCIA: DOIS SATELITES SE CHOCAM NO ESPAÇO


quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009, 14:33 | Online

Colisão entre satélites cria nuvem de destroços no espaço

Choque entre Iridium 33 e um velho satélite russo é o primeiro grande acidente registrado no espaço


Associated Press


Divulgação/ESA

Mapa do lixo espacial conhecido acumulado na órbita da Terra

MOSCOU - Dois grandes satélites de comunicação chocaram-se na primeira colisão do tipo já registrada em órbita, gerando duas nuvens de destroços que oferecem um pequeno risco para a Estação Espacial Internacional (ISS) e para o próximo voo de um ônibus espacial, previsto para o fim deste mês, mas que são um grande perigo para outros satélites não tripulados.

 

A Nasa diz que serão necessárias semanas para determinar a magnitude total da colisão, que ocorreu 800 km sobre a Sibéria, no nordeste da Rússia. "sabíamos que um dia ia acabar acontecendo", disse Mark Matney, um cientista especializado em destroços espaciais do Centro Espacial Johnson, na Nasa.

A Nasa acredita que o risco para a ISS e os três astronautas a bordo é baixo. A ISS orbita a Terra a uma altitude que é cerca de 430 km mais baixa que a do impacto. Também não deve haver perigo para o ônibus espacial com decolagem prevista para 22 de fevereiro, mas esse prognóstico será reavaliado nos próximos dias.

 

LEIA MAIS EM: ESTADÃO ON LINE

About Em Destaque

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

2 Comments:

  1. Assassino recebe asilo político, como é que pode?
    Asilo político não é só para quem sofre perseguição política?
    Esse ai estava sendo perseguido pela policia, a INTERPOL não deveria mandá-lo de volta para responder pelos seus crimes?

    ResponderExcluir
  2. COMO ESTA A TERRA AGORA

    ResponderExcluir

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.