O governador Eduardo Braga fez o convite e o governador do Estado americano da Califórnia, Arnoldo Schwarzenegger aceitou.
Os dois governadores assinaram uma declaração conjunta para a redução das emissões provenientes da degradação e desmatamentos, o chamado REDD
Beverly Hills, Califórnia – O governador do Estado americano da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, foi convidado e aceitou visitar o Amazonas em 2009. O convite foi feito na noite de terça-feira (18) pelo governador amazonense Eduardo Braga, durante uma recepção oferecida pelo californiano, quando assinaram acordo entre os dois Estados, segundo informou a Agência de Comunicação do Amazonas (Agecom).
Os dois governadores – que têm se destacado por suas políticas de defesa ambiental e desenvolvimento sustentável – voltaram a se encontrar para assinar uma declaração conjunta para a redução de emissões provenientes da degradação e desmatamentos, o chamado REDD. Assinaram também o documento os governadores da Flórida, Charlie Crist; de Wisconsin, Jim Doyle; de Illinois, Rod Blagojevich; de Kansas, Kathleen Sebelius; do Mato Grosso, Blairo Maggi e do Pará, Ana Júlia Carepa, além de representantes de Estados da Indonésia, do México e da China e do brasileiro Amapá.
Para que o governador-ator venha a Manaus no próximo ano, uma equipe-tarefa desembarca na cidade em março de 2009 com duas missões: acertar uma posição conjunta dos dois Estados para a cúpula sobre meio ambiente de Copenhagem, Dinamarca, que ocorre em dezembro do mesmo ano e acertar data e iniciar os preparativos para a visita que o mandatário californiano fará ao Estado.
Meio ambiente: tema que une os dois mandatários
Os governadores Eduardo Braga e Arnold Schwarzenegger conversaram muito durante a assinatura do acordo. O ator de “Conan”, “Exterminador do Futuro”, “Fim dos Dias”, “Gêmeos” e “Comando para Matar”, lembrou que esteve no Amazonas na década de 90, como turista, e se apaixonou pelo Estado. “Quando me falaram pela primeira vez de você e eu soube que era de lá, fiquei eufórico. Quero voltar lá, agora não apenas como turista, mas também como ativista. Nosso acordo pode significar muito para o mundo”, disse ele a Braga.
Ato contínuo, Braga formulou o convite, prontamente aceito.
O secretário de Planejamento do Estado, Dênis Minev, reuniu-se com a equipe de Schwarzenegger e acertou a visita deles ao Estado em março, quando serão definidos todos os aspectos relacionados à visita.
O Amazonas tem em comum com a Califórnia duas situações: os dois foram os primeiros Estados em seus países a formular uma Lei de Mudanças Climáticas e ambos sofrem com as queimadas. “Eles sofrem mais, porque têm um clima mais propício a esse tipo de ocorrência”, explica Braga. “Só que ambos conseguimos formatar uma legislação moderna e coerente. Para se ter uma idéia, a lei deles prevê reduções da emissão de carbono até 2011, com metas muito rigorosas”, acrescentou.
Braga e Schwarzenegger comemoraram a fala do presidente eleito Barack Obama na abertura do evento. “Ele se comprometeu com metas. Falou abertamente em redução das emissões e disse que os Estados Unidos vão liderar o movimento no mundo. E quando eles se movem, muita coisa pode acontecer”, disse Braga. “Somos os maiores poluidores e temos que reverter isso”, completou Schwarzenegger.
Além de Schwarzenegger, o governador de Wisconsin, Jim Doyle, também virá ao Amazonas em 2009. Ele acertou isso com Braga na segunda-feira.
1 Comentários
Prezado Daniel,
ResponderExcluirParabéns pela reportagem a respeito do fórum e pela compreensão da importância deste evento. Ele não é o fim em si próprio, mas apenas um passo em um longo processo de valorização da floresta. Complemento apenas seu post com o link para o texto do acordo com a California:
http://www.dminev.com/2008/11/amazonas-e-california-parceria-contra.html
Abraços.
Denis Minev
1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.